A paliçada de jardim tem, em primeiro lugar, uma dimensão prática, mas também proporciona igualmente uma verdadeira mais-valia estética ao seu terraço, ou ajuda-o inclusive a delimitar melhor os espaços. Quer procure algo fixo ou móvel, descubra as diversas possibilidades que lhe são disponibilizadas hoje em dia pelos fabricantes de vedações para descobrir a paliçada perfeita.

1. Porquê instalar uma paliçada de jardim?

Quer seja utilizada para delimitar um terreno ou no interior da sua propriedade, uma cerca de jardim pode realizar várias funções simultaneamente.
 

  • Estrategicamente colocada e com uma altura adequada, esta serve de tela de ocultação e, por conseguinte, protege-o dos olhares indiscretos. Nada mais agradável do que tirar partido do seu jardim com total quietude!
  • Este constitui igualmente uma proteção eficaz contra o evento, podendo, portanto, servir para tornar o seu terraço mais agradável e funcional e para limitar os dissabores de uma brisa um pouco mais fresca.
  • Da mesma forma, este também cria uma sombra benéfica para o proteger durante o pico da estação estival e tornar, por conseguir, o seu jardim mais habitável.
  • Permite demarcar uma fronteira simbólica entre os diferentes espaços do jardim, como a horta, o terraço e as plantas ornamentais.
  • Finalmente, alguns modelos como a paliçada em madeira pode acompanhar o crescimento das plantas trepadeiras e facilitar a criação de verdadeiras paredes verdes.

2. Quais os materiais utilizados para o fabrico de uma paliçada de jardim?

Mais vale evitar uma originalidade excessiva de vedações e paliçadas de jardim. Alguns materiais e formatos partilham as preferências de uma grande maioria de clientes.
 

  • A madeira constitui a escolha para todos os que apreciam o calor e a convivência de uma paliçada natural. É possível encontrar uma vedação de jardim em madeira em inúmeros materiais diferentes. Os modelos disponíveis vão desde a vedação decorativa de média altura até grandes painéis de madeira de ocultação com uma igual ou superior a 170 centímetros.
  • A vedação em compósito seduz um número cada vez maior de pessoas graças à sua elegância. As lâminas em compósito são frequentemente associadas a uma estrutura em alumínio ou em aço. Ao contrário da madeira, este material distingue-se pela sua grande facilidade de manutenção.
  • Os painéis de ocultação têxteis recorrem a diferentes materiais sintéticos como o poliéster. Uma escolha ideal nomeadamente se não pretende ter uma instalação fixa ou pretende conservar um filtro de luz.
  • A vedação ou paliçada em pedra pode dar um aspeto natural, caloroso e autêntico ao espaço exterior.

3. Vedação de jardim fixa ou retratável?

Um painel de ocultação para o jardim não tem forçosamente de ser utilizado durante todo o ano, bem sequer todo o dia! Hoje em dia, é-lhe possível optar por um painel têxtil retrátil: com um simples puxador manual, a estrutura de base, muito discreta e em alumínio, liberta uma grande tela impermeável, estética e resistente ao vente, cuja largura pode chegar até aos três metros.

 
Estas vedações extensíveis e retráteis representam claramente a solução perfeita para dividir temporariamente um espaço e, por exemplo, para organizar um canto mais agradável para receber os seus amigos durante algumas horas.
 
Se a sua prioridade consiste em ocultar o seu espaço dos vizinhos metediços ou delimitar espaços do jardim, uma paliçada fixa é, sem dúvida, mais apropriada, e não deixa de ser muito modulável dado que pode comprar as extensões que desejar.

4. Quais as dimensões de uma vedação de jardim?

Atenção: se o seu projeto consiste em vedar os limites do seu terreno, não terá a liberdade de escolher as dimensões nem sequer – na maioria das vezes – os critérios estéticos. Estes elementos estão provavelmente enquadrados no plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU) do seu município e recomenda-se que consulte com antecedência os respetivos serviços administrativos.
 
Até uma paliçada estritamente interior, instalada por exemplo no seu terraço, pode estar sujeita a restrições e a uma declaração prévia.
 
De modo geral, os PEDU impõem uma altura máxima de 170 ou 180 centímetros.

5. Quais são os preços de uma boa paliçada?

Desde as vedações de jardim em PVC de baixa gama até às mais belas lâminas em compósito, o custo de uma paliçada de exterior é evidentemente muito variável e depende de critérios determinantes como o material, as dimensões de cada painel e do comprimento total a cobrir. Um painel de três metros de largura custa entre 100 e 200 € na maioria dos casos.

 
Acrescente discrição e intimidade ao seu jardim com uma bela paliçada fixa em compósito ou retrátil em têxtil. A Vente-Unique fez um sortido de modelos de qualidade a pensar em si.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra