Como escolher o seu Tapete?

Devido ao facto de se evidenciar no centro das nossas divisões, o tapete é muitas vezes uma peça central da nossa decoração! Quer seja um tapete de sala ou um tapete de quarto, este adorna o chão da nossa casa, dando uma orientação incontestável à nossa decoração. Para tomar a melhor decisão quanto a este aliado indispensável em qualquer decoração de interior, aqui tem os nossos conselhos antes de efetuar a sua compra.

Art Decó Party: una decoración chic y glamurosa

Los muebles art decó se distinguen por una elección de materiales, formas y decoraciones de un refinamiento bien pronunciado. Las formas geométricas y simétricas bien marcadas y motivos dinámicos, como si estuvieran en constante movimiento. son otro de los rasgos distintivos de este estilo. Podrás componer tu decoración con una mesa de centro cuadrada, una mesa de comedor rectangular o un espejo redondo y aportar un toque de glamour con una lámpara globo. También puedes vestir las paredes con papel pintado con dibujos de ruedas u otros dibujos que aporten dinamismo.

2. Como escolher o seu Tapete?

Entre todos os estilos de tapetes que nos são disponibilizados, frequentemente, é difícil realizar uma escolha.

2.1 Composição

  • Materiais naturais:
  • Os tapetes podem ser trabalhados a partir de materiais naturais como a , o bambu ou o algodãoOs tapetes de lã proporcionam-lhe conforto e calor, além de ser um material resistente ao uso e que não se suja muito. Os tapetes de bambu são muito resistentes e são fáceis de cuidar. Além disso, o bambu é um material ecológico! Os tapetes de algodão, além do seu aspeto natural, sujam-se pouco e são fáceis de cuidar.

    • Materiais sintéticos:

    Muito fáceis de cuidar, os tapetes de materiais sintéticos apresentam todos os tipos de cores e padrões! O polipropileno, o acrílico ou o poliéster são os materiais mais fáceis de cuidar, além de serem antiestáticos, resistentes à sujidade e fáceis de limpar. Os tapetes de materiais sintéticos são os aliados ideais nos agregados com crianças - não hesite em colocar um tapete sob a sua mesa de jantar ou diante do seu sofá!

    • Densidade e acabamentos

    Há mais dois critérios que podem ser fundamentais na escolha do seu tapete, a densidade dos materiais que o compõem e os acabamentos. De facto, quanto mais denso for um tapete, mais suave e confortável este será. Os acabamentos também são muito importantes dado que garantem o requinte do seu tapete. As franjas dos tapetes berberes, por exemplo, atribuem-lhes um estilo incomparável. Alguns tapetes em algodão são tecidos à mão para garantir uma maior qualidade. O tufo também é um processo de tecelagem que confere uma grande qualidade ao seu tapete.

    2.2 Dimensões

    Conforme mencionámos anteriormente, é importante adaptar o tamanho do seu tapete ao tamanho da divisão onde pretende colocá-lo.

    A. Tapete de 120x170 cm

    Ideal para um quarto ou inclusive para uma sala pequena, este tamanho de tapete permite adornar a divisão sem que se torne demasiado cheia. Os tapetes de 120x170 cm também têm um tamanho ideal para um tapete de criança.

    B. Tapete de 160x230 cm

    Os tapetes de 160x230 cm são os tapetes de tamanho standard. Serão particularmente adequados para colocar numa sala de estar ou numa sala de jantar de tamanho normal. Considere, de antemão, medir a sua mesa de jantar para que o tapete, quando comparado com esta, não pareça demasiado pequeno.

    C. Tapete de 200x290 cm

    Se dispõe de espaço e quiser equipar uma divisão grande, um tapete de 200x290 cm será perfeito para si!

    2.3 Estilo e cor

    A. Tapete felpudo

    Os tapetes felpudos são os tapetes de pelo mais ou menos comprido inspirados na decoração pop/fun dos anos 60. Em função da inclinação das mechas do tapete, este reflete diferentes configurações. Umas vezes foscas, outras vezes brilhantes, estas mechas quase aparentam dar vida ao seu tapete felpudo. Além de ser fácil de cuidar, o tapete felpudo proporciona conforto e calor à divisão da casa onde quiser colocá-lo.

    B. Tapete de cor uniforme

    Se a sua decoração apresenta motivos com um estilo muito forte, é preferível optar por um tapete uniforme que integrar-se-á muito facilmente na sua decoração. Se a divisão onde pretende colocar o tapete apresenta um mar de cores, opte por cores mais sóbrias e escolha um tapete cinza ou inclusive bege. Se a sua decoração tem uma tendência de cores neutras nos elementos utilizados, pode acrescentar mais originalidade e optar por um tapete de cores mais vivas. Note que as cores claras transmitem uma sensação de que o espaço é maior.

    C. Tapete escandinavo

    Uma tendência muito em voga nos últimos anos, os tapetes escandinavos apresentam cores suaves ou pastel combinadas com motivos geométricos para proporcionarem luminosidade e calor, além de estruturarem a sua divisão. Associados com peças em madeira, os tapetes escandinavos darão um aspeto acolhedor e caloroso à divisão onde os vai colocar.

    D. Tapete design

    Se procura um tapete de sala com padrões urbanos e modernos, estes tapetes design são feitos para si. Conciliando as cores sóbrias com os motivos minimalistas, estes tapetes darão, certamente, uma atmosfera contemporânea à divisão da casa onde os colocar!

    E. Tapete étnico e berbere

    Os tapetes de estilo étnico como os tapetes zebra, tigre ou leopardo com motivos de palmeiras darão um toque exótico à sua decoração e fá-lo-ão viajar.

    Os tapetes em bambu fá-lo-ão viajar pela Ásia.

    Os tapetes berberes com pelo comprido de lã, muito espessa, também são apelidados de tapetes kilim. Estes tapetes proporcionarão conforto e suavidade, além de darem um estilo étnico ao espaço onde os coloca. Estes tapetes são caracteristicamente fortes, no entanto, confirme se a sua decoração combina com os motivos do seu tapete.

    F. Tapete de criança

    Alguns tapetes apresentam motivos infantis que ficarão muito bem no quarto do seu filho. Estes tapetes de criança apresentam, por exemplo, motivos de tendas e leões. Também há os tapetes com o jogo da macaca ou inclusive tapetes com circuitos. Estes tapetes acrescentarão calor e conforto ao quarto do seu filho, além de permitirem que ele brinque sem recear sujá-lo caso opte por um material sintético.

    G. Tapete de exterior

    Há alguns tapetes em polipropileno que são especificamente concebidos para serem utilizados no exterior. Estes tapetes apresentam atualmente motivos modernos e não requerem muitos cuidados. Pode colocá-los sob a sua mesa de jantar de jardim ou sob a sua sala de jardim para criar um efeito na vanguarda das últimas tendências!

    3. Como cuidar do seu tapete?

    Aqui tem os passos a seguir para manter o seu tapete em bom estado:

    • 1º passo:

    Comece por aspirar o seu tapete utilizando a escova do aspirador. Irá aspirar o pó do seu tapete e este recuperará o seu brilho.

    • 2º passo:

    Se deseja limpar o seu tapete aprofundadamente, pode lavá-lo com água e sabão. Ao acrescentar um pouco de vinagre branco, o resultado será ainda mais convincente.

    • 3º passo:

    Para reavivar as cores do seu tapete, utilize água com gás para humedecê-lo e depois deixe-o secar antes de escovar.
     
    Algumas soluções para as manchas:

    - Queimadelas de cigarro: retire delicadamente os pelos danificados com a ajuda de uma pinça.

    - Pastilha elástica: coloque um cubo de gelo sobre a pastilha elástica e retire-a com uma colher pequena.

    - Lama: após secar, escove o tapete delicadamente.

    - Cera: coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe o ferro de engomar sobre este.

    - Café ou chá: utilize um pano embebido em água e um champô de tapetes para esfregar a mancha e depois enxague com água.

    - Cola: utilize um pano embebido em água quente. Se a mancha persistir, utilize uma mistura de água e álcool a 90°.

    - Frutos vermelhos ou vinho tinto: utilize um pano embebido numa mistura de 1/4 de água e ¾ de álcool a 90° e limpe suavemente a mancha.

    Descubra também:

    Guia de compra
    Guia de compra
    Guia de compra
    Guia de compra