Como escolher o seu sobrecolchão?

Tem dores nas costas ao acordar, sente que a cama é demasiado dura ou, pelo contrário, demasiado mole? A compra de um sobrecolchão constitui um bom compromisso para evitar investir num novo colchão, poupando assim bastante dinheiro e melhorando o seu nível de conforto. Outrora esquecido, este elemento de artigos de cama regressa em força com acabamentos cuidados e tecnologias que contribuem para o bem-estar.

1. Qual é a utilidade de um sobrecolchão?

Diferentes necessidades podem justificar recorrer a um sobrecolchão conforto. Consoante o modelo escolhido pode, em primeiro lugar, melhorar a firmeza do colchão que dispõe na sua cama, dando assim a sensação de um melhor apoio para o corpo. Por outro lado, há diferentes materiais e formatos que podem permitir-lhe acrescentar mais maciez.

O sobrecolchão de cama apresenta, acima de tudo, inúmeras vantagens práticas, permitindo-lhe, entre outros aspetos, personalizar a parte do colchão ocupada por cada membro do casal, para lhe oferecer a firmeza pretendida. Por outro lado, a compra de um sobrecolchão impõe-se igualmente caso pretenda combinar dois colchões individuais de forma mais agradável, ou inclusive improvisar uma cama confortável com um sobrecolchão de sofá ou clic-clac.

Este tipo de elemento de artigos de cama pode, finalmente, retardar de forma útil a compra de um colchão novo devido ao facto de o seu colchão atual se encontrar num estado mais envelhecido e de ter deixado de oferecer o apoio pretendido.

2. Sobrecolchão - que materiais e opções escolher?

Podemos encontrar três categorias principais de sobrecolchões. Compete-lhe a si decidir qual o que mais lhe convém!

O sobrecolchão com memória de forma, tal como o seu nome indica, adapta-se progressivamente à sua morfologia e apoia o seu corpo onde mais precisa, proporcionando assim uma sensação de flexibilidade benéfica para quem acha que o seu colchão é demasiado firme. Este tipo de sobrecolchão é indicado, nomeadamente, para todas as pessoas que sofrem de lombalgias (dores nas costas) ao acordar, dado que evita uma pressão excessiva sobre os pontos de apoio e sobre os músculos doloridos.

No lado inverso, o sobrecolchão em espuma tem como efeito reforçar substancialmente a firmeza de um colchão antigo. Já começa a ter a sensação que está a mergulhar em demasia na sua cama? Um modelo em espuma permitir-lhe-á manter uma posição mais confortável durante toda a noite. As espumas como o polialgodão, uma mistura de poliéster e de algodão, mas inclusive outras fibras muito macias à base de aloé vera são cada vez mais utilizadas.

Finalmente, o sobrecolchão em látex é uma outra variante a considerar caso procure uma determinada firmeza. Esta fibra elástica terá igualmente como efeito adaptar-se suavemente aos contornos do seu corpo, podendo aliviar a região lombar e evitando assim uma posição muito dolorosa.

3. Qual deve ser a espessura de um sobrecolchão?

A espessura do sobrecolchão é obviamente determinante para a sua eficácia de firmeza ou flexibilidade: mal sentirá a diferença caso opte por um sobrecolchão com uma espessura de uma mortalha! De forma geral, uma espessura de 4 centímetros constitui o mínimo absoluto a considerar, sendo que irá desfrutar de uma melhor qualidade quando opta por um sobrecolchão entre os 6 e os 8 centímetros.

Além de uma espessura de 8 centímetros, por outro lado, corre o risco de obter um resultado demasiado macio, que forçá-lo-á excessivamente e proporcionar-lhe-á sensações que não estão em linha com o resultado pretendido. Por conseguinte, tudo depende de um equilíbrio minucioso e de testar inclusive antes de tomar uma decisão!

4. Que dimensões deve ter um sobrecolchão?

Para uma fixação firme do sobrecolchão sobre a base onde vai assentar, recomenda-se que opte pelas dimensões que correspondem exatamente às do seu colchão. Em princípio, não terá qualquer dificuldade em encontrar os formatos mais comuns com, por exemplo, uma vasta escolha de sobrecolchões de 120*190, 160*200 ou 140*190.

5. Quanto custa um bom sobrecolchão?

A grande vantagem do sobrecolchão de cama é o seu preço baixo, pelo menos quando comparado com o preço de um colchão novo. Poderá encontrar modelos que oferecem um bom nível de flexibilidade e de apoio a partir de sensivelmente 60 €, representando, portanto, uma soma muito simpática para melhorar radicalmente a qualidade das suas noites. Os modelos topo de gama, com memória de forma, podem chegar até aos 200 €, mas não deixam de ser, ainda assim, relativamente acessíveis.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra