A instalação de um portão atraente contribui para enaltecer a casa à qual fornece acesso, sobretudo se o seu estilo estiver em harmonia com o edifício. Mas pode ser difícil realizar uma escolha entre os inúmeros formatos e materiais disponíveis no mercado. A Vente-Unique propõe-lhe uma seleção qualitativa exclusiva de portões de batente manuais ou automáticos em alumínio, com uma grande variedade de dimensões! Como encontra o modelo ideal?

1. Porque deve escolher um portão em alumínio?

Muitos proprietários dão preferência a um portão de alumínio devido à sua estética particularmente requintada, elegante e graciosa. Contudo, esta é apenas uma das vantagens deste metal para a delimitação exterior do seu terreno: o alumínio distingue-se pela sua longevidade excecional e pela ausência total, ou quase total, de cuidados a ter: um bom ponto para todos os que não pretendem aumentar inutilmente a lista de fretes anuais. 

Além disso, a leveza deste metal torna-o uma escolha muito apropriada para o fabrico de um portão, sendo menos pesado, este não desgasta tão rapidamente o mecanismo do motor e aumenta, por conseguinte, a durabilidade do conjunto.

2. Que tipo de abertura deve ter o seu portão?

Distinguimos tradicionalmente três tipos de aberturas de um portão de entrada. Qualquer uma das escolhas pode justificar-se, desde que corresponda bem às restrições no terreno:

- O portão de correr em alumínio abre-se e fecha-se na horizontal, deslizando sobre uma calha comprida instalada no chão. Este compõe uma escolha muito considerada quando não há espaço para abrir um portão de batente, ou quando o terreno é inclinado. Mas também há muitas pessoas que o preferem devido a critérios meramente estéticos.

- Os modelos de correr opõem-se tradicionalmente ao portão de batente em alumínio: este último é constituído por dois painéis e, tal como uma porta, abre-se para o interior da propriedade – nos casos mais raros - para o exterior.


- Finalmente, o portão autoportante, é uma variante do portão elétrico de correr sem qualquer calha no chão: o peso é inteiramente suportado pelas fixações, sendo portanto imperativo optar por um material leve como o alumínio. O portão autoportante é considerado como o mais estético, mas também o mais restritivo em termos de dimensões.

3. Manual ou motorizado?

A escolha do portão elétrico é evidentemente ideal para simplificar ao máximo a sua vida: um comando remoto permite-lhe ativar a abertura e o fecho do seu portão à distância, sem a necessidade de sair da sua viatura. 


A motorização do portão é relativamente fácil de instalar e necessitará da presença de um canal para os cabos elétricos ou de uma outra forma de alimentação elétrica. No caso de um portão de batente, a monitorização do portão batente permitirá abrir e fechar simultaneamente os dois painéis. De qualquer das formas, também há um sistema de segurança para alternar para o modo manual, por exemplo, na eventualidade de uma falha energética.

Por este motivo, a instalação de um portão automático está longe de ser uma necessidade. Um portão pequeno, e ainda mais uma cancela, podem passar muito bem sem um motor: desta forma poupará imenso quando comparado com um modelo mais sofisticado.

4. Formato e dimensões do portão

Devido à maleabilidade excecional do metal, um portão mais barato em alumínio pode adotar inúmeros estilos diferentes. Para uma casa senhorial ou com um aspeto muito clássico, será sensato orientá-lo para um portão que imita o ferro forjado, ornado com barras que terminam em elegantes pontas de lança. As casas recentes ou de estilo moderno sairão realçadas caso opte por um portão contemporâneo: inteiriço ou semi-inteiriço, este está adornado com motivos geométricos e perfurados.

Relativamente às dimensões, a maioria dos portões estandardizados têm uma largura entre 300 e 350 centímetros, apresentando espaço suficiente para que um veículo passe com total segurança. Além destes valores, será necessário recorrer a um portão sob medida.

5. Quais são os preços de um portão em alumínio?

Quer procure um portão manual ou motorizado barato ao melhor preço, a qualidade do alumínio exige, seja qual for o caso, um orçamento mínimo. Os modelos estandardizados maiores e mais bonitos podem ultrapassar facilmente os 1 000 €, mas também pode encontrar portões e cancelas muito mais acessíveis e fáceis de instalar, a partir de sensivelmente 350 €.

***

A primeira impressão é dada pelo portão, e esta tem toda a sua importância! Consulte a oferta disponível na Vente-Unique e faça a sua escolha do portão de alumínio que se adapta às suas necessidades e à sua casa.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra