Como escolher o seu painel de parede?

Já ouviu falar do painel de parede decorativo? Estes painéis removíveis e muito fáceis de colocar constituem a sua principal mais-valia para mudar radicalmente o ambiente de uma divisão, com o trabalho reduzido ao mínimo! Mas como escolher bem e quais são as escolhas que lhe são disponibilizadas? Fique a saber todos os detalhes com a Vente-Unique.

1. O que é um painel de parede decorativo?

O painel de parede decorativo é um painel grande de revestimento de parede pronto a colocar e destinado a decorar uma superfície ou a cobrir elegantemente um revestimento antigo um pouco ultrapassado. Ao contrário dos ladrilhos e placas de revestimento, que precisam de uma colagem manual e à unidade, os painéis decorativos são pré-montados e vendidos em grandes packs de 2 ou 3 m², que podem ser de seguida aglomerados ou cortados conforme desejar.

Este revestimento permite cobrir grandes secções de parede com uma facilidade e uma rapidez desconcertantes: o ideal para todos os que receiam os trabalhos extensos ou que não são especializados em bricolage!

Os painéis de parede constituem uma solução estética, acessível e rápida para trocar um revestimento de parede e podem, portanto, ser uma escolha criteriosa em termos de estruturação da casa, em particular. Estes também contribuem para o isolamento acústico da divisão.

2. Estilo e materiais

Além de serem elegantes e inovadores, os painéis de parede decorativos permitem preservar o ambiente. Os modelos da nova geração são, na sua maioria, feitos de fibras de plantas naturais, onde se destaca a cana-de-açúcar, conferindo-lhes uma dimensão ecológica muito bem vinda. Só tem de uma pincelada para lhes dar a cor pretendida e ornamentar assim a sua decoração de interior!

Saiba que é possível encontrar outros materiais no mercado, inclusive produtos feitos a partir de ardósia, de madeira pintada, de PVC, de ladrilhos... Alguns modelos imitam os materiais nobres, mas são muito mais leves e fáceis de manusear do que estes últimos: deste modo os painéis em gesso são perfeitos para imitar a pedra natural ou o tijolo, enquanto o aglomerado MDF pode fazer transparecer o grão de uma bela madeira. Compete-lhe a si determinar o que melhor convém ao ambiente da sua decoração de interior.

Desde o mais vintage ao ambiente zen ou esotérico, todos os estilos são possíveis com este tipo de decoração de parede. O painel de parede 3D apresenta padrões em relevo de uma beleza impressionante, que darão corpo à decoração da sua divisão, conferindo-lhe uma verdadeira personalidade.

3. Como utilizá-lo?

Um  painel de parede 3D barato pode ser colocado em qualquer divisão da sua casa, sendo este o seu principal ponto forte! Poderá, nomeadamente, ocular na íntegra uma secção da parede da sua sala de estar, pode ficar-se somente por meia altura para criar um contraste, elaborar uma cabeceira de cama personalizada...


Os painéis de parede são igualmente recomendáveis caso procure uma forma subtil e elegante de delimitar um novo espaço em sua casa, de adornar o seu novíssimo bar vistoso ou de dar um toque revitalizante aos móveis da sua cozinha. E porque não colocá-los no exterior, para dar um pequeno suplemento de prestígio à parede externa da sua casa ou aos pilares do seu portão de entrada?

4. Que tipo de colocação?

A maioria dos painéis de parede decorativos atuais são colocados recorrendo à cola, partindo do mesmo princípio de colocação de um mosaico. Prepare a superfície, corte o painel conforme desejar e basta cobri-lo de cola e prendê-lo solidamente à parede! Atenção, é recomendável deixar o painel repousar no solo durante sensivelmente 24 horas antes de proceder com a sua colocação.


Há outros modelos que dispõem de uma superfície adesiva na parte posterior, tal como um autocolante. Contudo, estes devem destinar-se primordialmente aos materiais leves e a áreas pequenas a fim de evitar desilusões.

5. Quanto custa um painel de parede 3D decorativo?

Com certeza que é possível encontrar um painel de parede 3D barato, mas tenha atenção aos produtos de gama mais baixa que pode dececionar pelo seu aspeto "barato" e pouco cuidado. Quanto a um painel de boa qualidade, conte com pelo menos 40 € por m². Os modelos mais elegantes e sofisticados podem alcançar um preço por metro quadrado entre os 70 e os 100 €.



Não é preciso arruinar-se para mudar o revestimento da parede! Um belo painel será perfeito para cobrir discretamente a decoração anterior e para mudar o ambiente. Escolha entre um dos muitos modelos que lhe disponibilizamos na Vente-Unique.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra