A televisão impõe-se muitas vezes como o ponto focal da sala ou de um espaço de lazer sendo, portanto, essencial considerar este ponto para dispor de uma decoração harmoniosa. Quer queira dissimular o televisor no seu ambiente ou, pelo contrário, evidenciá-lo, a escolha de um móvel de TV adequado à sua decoração e ao seu orçamento será determinante. Quais são os critérios de seleção de um móvel de TV, e como escolher o modelo mais adequado às suas necessidades? Uma escolha mais complicada do que parece à primeira vista! Consulte os pontos abaixo, elaborados a pensar em si, pela Vente-Unique.

1. Que dimensões deve ter um móvel de TV?

Algumas pessoas não abdicam do minimalismo, enquanto outra adoram os modelos com elaborados e extensos. Em termos concretos, quaisquer escolhas são justificáveis, desde que sejam devidamente adequadas à divisão que vai receber o móvel. Como regra geral, recomenda-se que opte por um modelo cujo comprimento seja, pelo menos, equivalente ao do ecrã, para obter um resultado mais elegante.

Tudo depende do seu gosto e, sobretudo, da posição da base da sua televisão: um móvel mais pequeno ficará bem como uma TV com uma base central, enquanto um banco de televisão acomodará perfeitamente uma base excêntrica. Não se esqueça igualmente de verificar a profundidade da base: seria lamentável adquirir um móvel de TV sem largura suficiente para colocar a sua televisão!

De igual modo, o tamanho do móvel não deve impedi-lo de dispor de uma distância suficiente para tirar total partido do seu ecrã: conte com pelo menos três vezes a diagonal do ecrã – ou seja, um pouco mais de 3,5 metros para um ecrã de 50 polegadas – para se sentir confortável. Contudo, há quem considere que a distância mínima necessária diminui devido à utilização das novas tecnologias nos ecrãs de TV, menos agressivas para o olho humano.

 

Finalmente, preste atenção à altura do ecrã, que deve ser pelo menos igual ou superior à altura do local onde se irá sentar. A qualidade da imagem também depende do ângulo de visão. Um ponto particularmente importante, dependendo da tecnologia da sua TV: os ecrãs plasma ou OLED dispõem de ângulos de visão maiores do que os ecrãs LCD mais comuns.

móvel de TV não será, portanto, o mesmo se estiver a ver a televisão à mesa ou esticado no sofá!

2. Pousar ou suspender a sua televisão?

Há vários tipos de móveis de TV e estes também diferem consoante pretende pousar ou pendurar a sua televisão. Estes incluem os incontornáveis bancos, os suportes de parede que permitem pendurar o seu ecrã ou inclusive os móveis de TV de canto.

móvel de TV de parede obtém sem dúvida o resultado pretendido. Elegante e discreto, este móvel oferece a possibilidade de fixar o ecrã na parede ou de o fixar com um suporte, reduzindo assim a área ocupada no solo pelo seu equipamento. Esta escolha é, no entanto, restritiva dado que tem de furar a parede e utilizar as fixações adequadas, raramente fornecidas com o aparelho.  Um inconveniente anulado pelo móvel de TV suspenso, mais raro mas que permite fixar o televisor na extremidade de um braço articulado fácil de girar.

Estes móveis suspensos oferecem, no entanto, menos soluções de arrumação de que os mais clássicos móveis baixos ou bancos de TV. Os espaços de arrumação disponibilizados por estes últimos são muito úteis tanto de um ponto de vista prático como decorativo. Pode esconder a box da sua TV, as consolas de videojogos, os seus leitores de Blu-ray, entre outros dispositivos sem perturbar a sua decoração. As diferentes configurações propostas hoje em dia pelos fabricantes – móveis de TV de canto, bancos… - também fazem com que estes móveis sejam mais fáceis de integrar.

Caso não lhe falte espaço, a escolha de um conjunto de móveis de TV pode ser a melhor decisão, tanto porque estes conjugam a estética e praticidade quanto pelos seus inúmeros espaços de arrumação.

3. Que material escolher para o seu móvel de televisão?

A escolha do material do móvel de TV terá uma influência sobre o estilo do seu móvel, mas também na facilidade dos cuidados que terá de ter.

Em termos de estilo, propomos os móveis elaborados por diferentes materiais incluindo os de madeira e aglomerado de fibras, mas também os móveis de TV em metal, em vidro temperado ou inclusive em efeito vime, que darão carácter às decorações ousadas, bem como às decorações de interior mais clássicas. Encontrará aqui, na Vente-Unique, uma grande variedade de modelos de design contemporâneo ou mais rústico, mas também móveis de estilo escandinavo, étnico ou vintage.

Quanto à manutenção, nem todos os materiais são iguais. Apesar dos móveis em vidro poderem ser menos resistentes aos impactos, um simples pano embebido com um detergente para limpar os vidros restaurará todo o seu brilho.

A manutenção de um móvel de TV em madeira requererá mais cuidados – limpar o pó com um pano macio, aplicar pontualmente cera para preservar a aparência... Uma dedicação acrescida que será recompensada pela sua durabilidade, dado que os móveis em madeira gozam precisamente desta reputação. Não subestime, por outro lado, o potencial das rodas ou dos patins, que tornar-se-ão rapidamente os seus melhores aliados na altura de aspirar ou de varrer!

4. Sistema de som, passa-cabos… Que opções há para personalizar o seu móvel de TV?

Inúmeros móveis de televisão integram hoje em dia uma coluna passa-cabos, cujo função consiste em dissimular o conjunto de cabos e fios desagradáveis necessários para o bom funcionamento do seu conjunto Hi-Fi/vídeo. Uma verdadeira mais-valia para dizer adeus ao monte de cabos e embelezar o canto da televisão!

 
Há outras opções que lhe permitem lucrar em termos de discrição e elegância, a começar muito simplesmente pela quantidade e qualidade dos espaços de arrumação (gavetas, nichos, prateleiras...) que acolherão ou dissimularão os seus diferentes equipamentos tais como o leitor de DVD, router, box da TV e consolas de videojogos.
 
Alguns móveis de TV, por outro lado, apresentam um sistema de som integrado, eliminando desta forma a necessidade de ter umas colunas e diminuindo ainda mais o sentimento desarumação.
 
Esperamos que este guia o tenha ajuda a afinar a sua escolha. Agora está pronto para navegar pela nossa seleção de móveis de TV mais baratos, estéticos e duráveis!

Descubra também:

Inspirações
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra