Como escolher o seu guarda-sol de terraço?

No pico do verão, o calor abrasador dos raios de sol pode rapidamente expulsá-lo do seu terraço e privá-lo de um momento de descontração! A compra de um guarda-sol grande é uma solução simples, elegante e acessível para criar um canto de sombra e tornar o seu salão de jardim muito mais agradável. Mas que tipo de modelo deve escolher, e como selecionar o melhor? A Vente-Unique conta-lhe tudo o que precisa saber.

1. Porquê optar por um guarda-sol com pé descentrado?

Os modelos com pé descentrado constituem a variante mais moderna de guarda-sóis, sendo também frequentemente considerados os mais estéticos. O princípio? Um pé e uma base que já não estão mais posicionados no centro da mesa, mas ao lado: o guarda-sol com pé descentrado tem a forma característica de um candeeiro de pé e a capacidade de abrir a sua lona muito mais à frente graças ao seu braço giratório, articulado e equipado com uma manivela.
 
A configuração específica do guarda-sol com pé descentrado faz com que seja obrigatório utilizar um contrapeso ou inclusive prender o seu pé para evitar que oscile, nomeadamente quando se encontra aberto. A sua lona grande, que pode atingir uma envergadura até três ou quatro metros, permite criar uma zona de sombra muito importante e o braço orientável torna mais fácil acompanhar a deslocação do sol ao longo do dia.

2. Que materiais e que tipo de tecido?

O material de fabrico do pé e do braço articulado do seu guarda-sol de terraço devem garantir a sua estabilidade, a sua integridade e a sua resistência. Este é o motivo pelo qual encontrará essencialmente modelos produzidos em aço, ou eventualmente em alumínio. Estes metais levais são uma garantia de qualidade e de longevidade.
 
O tipo de lona deve reter igualmente toda a sua atenção. Para um guarda-sol de terraço impermeável, a escolha mais lógica reside no poliéster, que beneficia de um tratamento prévio e repelente da água para proteger das intempéries e dos rigores de uma utilização ao ar livre. Tenha em atenção, contudo, em colocar sistematicamente a capa para evitar uma perda de cor prematura devido à exposição aos raios UX.
  
Há outras lonas que são fabricadas em acrílico: este material sintético é mais durável e resistente, mas também é claramente mais caro.

3. Forma e cores do guarda-sol

As pessoas que procuram um belo guarda-sol articulado têm classicamente a opção de escolher entre uma lona redonda, retangular e quadrada. A preferência por uma ou por outara baseia-se, como é óbvio, em critérios estéticos, mas não só.
 
- Um modelo uniforme, o guarda-sol de terraço redondo adequa-se, acima de tudo, para criar uma zona de sombra com um tamanho mais pequeno. É uma escolha recomendada para um terraço pequeno ou para um salão de jardim cuja capacidade se limita a 3 ou 4 pessoas.
 
- O guarda-sol de terraço retangular ou quadrado oferece uma resistência ao vento ligeiramente menos significativa apresentando, portanto, uma tendência para vantajosa em termos de estabilidade. Este adequa-se melhor às mesas grandes ou salões de jardim que também têm uma forma retangular.

4. Que acessórios e elementos extra?

Um guarda-sol grande não pode ser pensado sem uns móveis de jardim a condizer. Quer a sua preferência recaia sobre um conjunto de bancos e cadeiras confortáveis, acompanhados por uma mesa rústica grande em madeira ou quer recaia sobre móveis de baixa gama em PVC, não hesite em optar por elementos que casam bem com a lona do guarda-sol.
 
Ainda que disponha de um local onde possa arrumá-lo durante o inverno, um guarda-sol de terraço precisa necessariamente de uma capa de proteção, com a qual irá protegê-lo assim que o fechar. Caso contrário, e ainda que a lona do guarda-sol seja de alta qualidade, em poliéster ou em acrílico, esta pode ganhar muito rapidamente verdete.

5. Quais são os preços de um guarda-sol com pé descentrado?

O aspeto muito chique e elegante do guarda-sol com pé descentrado dão lugar a inúmeras ideias preconcebidas quanto ao seu preço, o qual seria proibitivo e desproporcionado para um uso ocasional. Na realidade, hoje em dia é muito fácil encontrar um modelo de baixa gama por menos de 100 €, ou seja, um preço que desafia toda a concorrência.
 
Para os modelos mais aperfeiçoados ou maiores, pode ir contando com um orçamento mais elevado, o qual pode chegar aos 200 ou 300 €.

Bonito e imponente, o guarda-sol articulado manifesta a todos os instantes a sua presença no seu terraço e continua a ser uma garantia de estilo e de qualidade. Faça a sua escolha entre os modelos selecionados, para si, pela Vente-Unique!

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra