Como escolher o seu candeeiro de teto?

Porquê se contentar com uma triste lâmpada atarraxada ao teto quando é possível enaltecer a sua sala, ou seja qual for a divisão da casa, com um candeeiro elegante? A instalação de um candeeiro de teto é particularmente simples e contribui instantaneamente uma vida extra na sua casa. Todavia, é importante escolher o melhor modelo, ou seja, o que se adaptará melhor à sua decoração! Consulte abaixo todos os nossos conselhos.

1. Que tipo de iluminação?

O candeeiro de teto é geralmente considerado como uma fonte de iluminação principal numa divisão, ao contrário dos pequenos candeeiros de apoio, como um candeeiro de mesinha de cabeceira ou um candeeiro de pé. Assim sendo, é importante optar por uma iluminação que seja potente, suave e homogénea, projetada, acima de tudo, para ser prática e funcional.

Este tipo de candeeiro pode acolher diferentes tipos de lâmpadas: as lâmpadas de halogéneo de baixo consumo são uma das possíveis escolhas, mas há muitas pessoas que preferem optar por modelos fluocompactos com uma luz mais quente, ou inclusive pelo tom vivo e dinâmico dos LEDs.

2. Dimensões e altura do candeeiro de teto

Por motivos estéticos e para manter a harmonia com a sua decoração, é essencial escolher um candeeiro de teto cujas dimensões se adequem às da divisão onde o vai colocar. Um erro muito frequente consiste em ser demasiado ambicioso e optar por um candeeiro imponente que estorvará em demasia na divisão.

O diâmetro total do candeeiro de teto, ou a largura, não deverá igualmente exceder os 40 cm numa divisão pequena com menos de 10 m². Para uma área de 20 m², poderá dar-se ao luxo de ir até aos 50 cm. Quando falamos de divisões grandes com mais de 20 m², não hesite em dar azo à exuberância: um candeeiro de teto preto imponente com 60 cm de diâmetro poderá certamente encontrar o seu devido lugar.

A altura do candeeiro de teto é igualmente um ponto crítico e depende diretamente da altura do seu teto. De qualquer das formas, certifique-se de que deixa um espaço livre de pelo menos 215 cm entre a extremidade inferior do candeeiro e o chão, excetuando se o candeeiro suspenso estiver colocado sobre a mesa da sala de jantar; neste caso, será possível descê-lo um pouco mais sem que se torne num incómodo.

3. Material e estilo do candeeiro de teto

A estrutura e os ornamentos de um candeeiro de teto podem ser confecionados numa grande diversidade de materiais, e a sua escolha terá evidentemente um impacto sobre o efeito decorativo pretendido.

Os modelos em metal representam a aposta ideal para encontrar o candeeiro de teto industrial perfeito: quer tenha uma preferência pelo alumínio, pelo latão ou inclusive pelo candeeiro de teto em cobre, os modelos metálicos têm, na sua maioria, um acabamento sóbrio e uniforme em comum, que se adequará às decorações de interior mais design e contemporâneas.

Mais raro, o candeeiro de teto em madeira acrescenta carácter e calor a uma divisão rústica ou a um interior tipo chalé. Este pode ser vantajosamente substituído, em determinadas situações, por um candeeiro de teto em efeito vime, que difundirá um tranquilizante ambiente vintage, além de um pouco boémio, na sua casa. Finalmente, para um sentimento mais exótico e étnico, aposte, por exemplo, num candeeiro de teto em bambu, ou inclusive um candeeiro de teto de penas ou origami!

4. Que candeeiro de teto devo utilizar para cada divisão?

A escolha do candeeiro de teto deve, naturalmente, corresponder à filosofia e à função da divisão que o vai acolher. Numa sala de estar ou numa sala de jantar, o aspeto decorativo pode prevalecer sobre o funcional, com um lustro muito imponente ou de formas audaciosas e graciosas: efeito "uau" garantido para todas as visitas!

Relativamente a um candeeiro de teto de cozinha ou de casa de banho, por outro lado, a qualidade do candeeiro e o tamanho compacto são os critérios a privilegiar. Finalmente, no quarto poderá privilegiar um candeeiro de teto com um estilo e potência de iluminação que transmitam acima de tudo uma atmosfera intimista e acolhedora.

5. Quais são os preços de um candeeiro de teto decorativo?

Consoante a qualidade do acabamento, o material escolhido ou inclusive as dimensões do modelo, os preços de um candeeiro de teto apelativo podem facilmente variar do simples ao décuplo. Pode presentear-se com um candeeiro de teto de baixa gama com apenas uma dezena de euros. Para um lustro de sala de estar chique e design, o preço base situa-se, na maioria das vezes, entre os 100 e os 200 €.

Nunca negligencie a qualidade do candeeiro na sua casa! Encontre um bom candeeiro de teto para todas as divisões e ao melhor preço com a Vente-Unique.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra