Como escolher o seu candeeiro de pé?

Na moda há vários anos, o candeeiro de pé de interior revela ser tão prático quanto decorativo. Frequentemente destinado a dar uma iluminação complementar a um canto de uma divisão, este também pode contribuir de forma subtil para o estilo geral desse espaço caso opte por um modelo de personalidade forte e vincada. Mas afinal, qual é a melhor forma de escolher o seu candeeiro de pé para a sua sala? Abaixo, a Vente-Unique dá-lhe todos os conselhos para o orientar numa escolha assertiva.

1. Porque deve apaixonar-se por um candeeiro de pé de interior?

Um candeeiro de pé design constitui um complemento criterioso para inúmeras salas de estar:

- Este "veste" a divisão com um toque decorativo e permite, por exemplo, ornar um canto da mesma.
- Fornece uma iluminação complementar aumentando, portanto, o sentimento de conforto para a leitura ou qualquer outra atividade.
- Vinca um ambiente com mais ou menos penumbra na divisão, nomeadamente se estiver equipado com um modulador de intensidade da luz.

Por outro lado, a grande variedade de modelos e de estilos disponíveis, reveste claramente o candeeiro de pé como um dos objetos decorativos de interior por excelência. O principal desafio é escolher uma luz que entre em harmonia com a decoração do resto da casa!

2. Abajur, foco ou globo?

O tipo de sombra determina em grande parte a personalidade e o estilo do candeeiro de pé. Os candeeiros de pé que servem como luz de apoio apresentam muito frequentemente um belo abajur, que pode adotar múltiplas cores e formatos: quer pretenda ter um abajur maciço ou ligeiramente perfurado, uma acabamento uniforme ou ricamente impresso, hoje em dia todos os gostos podem ser satisfeitos graças à imaginação sem limite dos designers.

Há outros modelos que disponibilizam a escolha de um globo em vidro soprado, que às vezes se inspira diretamente, e com um toque de fantasia, nos candeeiros de exterior que iluminam as ruas: ideal para uma candeeiro de pé design mais barato de estilo industrial, por exemplo.

Finalmente, os candeeiros de pé com focos ou com LEDs constituem uma variante moderna e têm geralmente uma capacidade de iluminação mais forte. Estes representam uma solução a privilegiar para determinados fins, nomeadamente para um candeeiro de leitura.

3. Que tipo de pé?

O tipo de pé é outro dos principais critérios que determinam o estilo do candeeiro de pé. Antes de mais, certifique-se de que faz a escolha correta entre as duas grandes famílias de modelos:

- Os candeeiros de pé de haste rígida não são orientáveis. Estes contribuem essencialmente para a decoração da sala de estar e para uma iluminação extra elegante.
- Os candeeiros de pé de braço articulado podem, por outro lado, orientar a luz para um local específico da divisão. O seu design privilegia a funcionalidade e a modularidade.

No plano estético, a liberdade de escolha é hoje em dia total e permite-lhe selecionar um modelo totalmente adequado às suas vontades e ao ambiente geral da sua casa. O candeeiro de pé com tripé tem um estilo único e tira partido, além disso, de uma estabilidade infalível: equipado com um projetor vintage, este pode inclusive transparecer a ideia de um verdadeiro candeeiro de pé de cinema!

Por outro lado, um candeeiro de pé em madeira apresenta um lado rústico que certamente agradará a todos os que apreciam o espírito chalé ou rural.

4. Qual o estilo e qual o material?

O abajur e o pé do candeeiro de pé são disponibilizados em materiais espantosamente diversos. O charme atemporal do candeeiro de pé em madeira, como é óbvio, não tem nada a ver com a beleza fria e resplandecente do candeeiro de pé em metal, quer seja em inox ou inclusive em alumínio... O acabamento do metal também não deixa de fazer toda a diferença num candeeiro de pé escandinavo que aposta na simplicidade das linhas e nos tons claros. 

Efeito vime, acrílico, PVC, inclusive efeito vime e cristal... É importante ter pelo conhecimento do conjunto de opções disponíveis antes de efetuar a sua escolha!


A variedade de padrões e de formas é igualmente o melhor meio de construir um estilo claramente demarcado na sua decoração de interior. Um candeeiro de pé de última tendência "ateliê" ou "vintage" encontrará o seu lugar sem grande dificuldade num belo e espaçoso loft, enquanto um candeeiro de pé ornado com um abajur étnico será a cereja no topo do bolo nua sua sala de estilo oriental.

5. Quanto custa um candeeiro de pé de interior?

Com os preços a variarem entre 30 € até dez vezes mais, é inútil afirmar que a compra de um candeeiro de pé é também uma questão do orçamento que tem disponível. Encontre o melhor compromisso entre os seus gostos pessoais e a soma de que pode dispor para comprar esse candeeiro de pé.

Já tem uma ideia mais esclarecida sobre o seu futuro candeeiro pé para a sua sala? Uma vista de olhos rápida na Vente-Unique permitir-lhe-á encontrar o modelo perfeito.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra