Prático e sempre à mão de semear, o aparador etilo guarda-louça perdeu o seu aspeto maciço de outrora para adquirir um design mais moderno e leve, que pode encontrar o seu lugar sem grande dificuldade num interior de estilo moderno. A escolha do melhor aparador depende tanto das suas pretensões em termos de espaço de arrumação como das suas preferências estéticas. Abaixo, pode consultar um resumo completo, elaborado a pensar em si, pela Vente-Unique!

1. Aparador baixo ou aparador alto

aparador baixo, caracteriza-se, tal como o seu nome indica, por uma altura geralmente baixa entre os 70 e 75 centímetros. Este tipo de móvel conquista atualmente a preferência de uma grande maioria dos compradores, que apreciam, em particular, a discrição dos seus espaços de arrumação inteligentemente elaborados. Caso seja baixo a toda a longitude, este é igualmente conhecido simplesmente pelo nome de aparador. O seu tampo também pode ser facilmente ornado com diversos objetos decorativos que acrescentarão dinamismo e personalidade à sua cozinha ou à sua sala.


Finalmente, observe o êxito que tem tido o aparador de cozinha de meia-altura, que se eleva até aos 90 ou 100 centímetros e constitui um bom compromisso entre estas duas famílias de móveis.

aparador altocuja imagem ainda é muitas vezes associada ao enorme móvel em madeira maciça do tempo dos nossos avós, esforça-se atualmente para recuperar o reconhecimento do público em geral, mas certamente que ainda não teve a última palavra. Com uma altura entre os 120 ou 160 centímetros, este é disponibilizado em materiais mais utilizados nos últimos tempos, como o aglomerado de partículas MDF e lacado a branco. O seu grande ponto forte é evidentemente o facto de oferecer um maior número de espaços de arrumação para a sua loiça ou para a roupa de casa: ideal para uma família numerosa.


Finalmente, observe o êxito que tem tido o aparador de cozinha de meia-altura, que se eleva até aos 90 ou 100 centímetros e constitui um bom compromisso entre estas duas famílias de móveis.

2. Que dimensões deve ter o aparador?

O tamanho ideal de um aparador ou de uma arca depende tanto das suas pretensões como, sobretudo, das dimensões da divisão que o vai receber. Como regra geral, recomenda-se que disponha de espaço de pelo menos 70 centímetros entre o móvel e a mesa para facilitar a circulação e evitar um sentimento de estorvo.

O comprimento de um aparador de sala deve ser considerado em virtude do espaço de que dispõe. Deverá privilegiar um aparador mais pequeno, entre 50 e 100 centímetros, numa divisão de dimensões reduzidas, podendo acomodar sem grandes dificuldades toda a louça de uma só pessoal ou de um casal. Os modelos mais imponentes podem apresentar um comprimento de 150 ou inclusive nos 200 centímetros: além do seu lado prático, estes grandes aparadores retangulares contribuem para decorar uma divisão e para definir o seu ambiente.

3. Estilo e material do aparador

A engenhosidade dos designers tornou possível metarmofosear um móvel tradicional e um pouco ultrapassado para torná-lo numa peça aprazível nos dias de hoje, nos interiores contemporâneos. Um aparador lacado a branco em aglomerado de partículas ou inclusive em PVC distingue-se tanto pelo preço mais acessível como pelo estilo resolutamente design e luminoso, que se enquadrará na perfeição numa decoração escandinava, entre outras. Um aparador de estilo industrial, que casa com elegância a madeira, o metal ou o vidro, também é uma escolha à qual não falta personalidade.


Da teca maciça ao acaju, o aparador em madeira também se soube reinventar e permitir-lhe-á tirar partido do calor e da beleza das essências exóticas, ou simplesmente do charme rústico da madeira de carvalho, conforme desejar.

4. Aparador aberto ou aparador fechado?

Se a sua aposta vai mais de encontro ao aspeto prático do móvel, o melhor é optar por um aparador fechado, que protegerá cuidadosamente a sua louça dos impactos e, acima de tudo, do pó e das impurezas. Também compõe a escolha racional caso tenha um animal de estimação em casa, ou inclusive crianças um pouco mais propensas a tocar em tudo. Tem toda a liberdade, contudo, para escolher o tipo de sistema de fecho: gavetas, porta de correr, vitrina? Tem uma escolha ampla à sua espera!

O aparador aberto ou semiaberto apresenta compartimentos ao ar livre, que podem revelar-se bastante úteis para evitar o efeito de "bloco" e expor objetivos decorativos, por exemplo, ou inclusive a sua coleção de garrafas de vinho do porto.

5. Qual é o preço de um aparador de sala ou de cozinha?

Como sempre, a diversidade de estilos, de materiais e de formatos traduz-se nos preços extremamente díspares. Hoje em dia, é fácil equipar uma divisão mesmo se tiver um orçamento limitado, com os aparadores de gama baixa a partir dos 100 ou 150 €. Deseja conservar ou ampliar o ambiente chique e design da sua sala? Um aparador prestígio pode, neste caso, levar os preços bem lá para cima, até aos 1000 € ou inclusive ainda mais quando nos referimos aos modelos mais exclusivos.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra