A porta de garagem constitui um elemento determinante da arquitetura geral de uma casa. Além do seu aspeto estético, a porta deve apresentar um bom nível de acabamento, na medida em que será utilizada várias vezes por dia. Quais são os critérios a ponderar antes de efetua a sua escolha?

1. Que tipo de abertura?

As portas de garagem podem abrir-se e fechar-se de diferentes formas. Consoante a configuração do local, algumas revelar-se-ão mais adaptadas do que outras.
 
- A porta de garagem basculante é a mais comum e a menos cara. Esta é constituída por um painel de uma só peça e bascula na direção do teto da garagem para abrir a passagem.
 
- A porta de garagem de rolo é comparável com uma persiana: o painel da garagem vai, de facto, enrolar-se numa cofragem fixada no teto da estrutura: uma verdadeira vantagem em termos de ocupação de espaço.
 
- A porta de garagem de batente é constituída por dois lados que se abrem para a direita e para a esquerda, como uma portada.
 
- A porta de garagem seccional é a escolha clássica dos utilizadores que desejam uma bela porta motorizada para a sua garagem. Esta é constituída por vários painéis que, no momento da abertura, deslizarão ao longo de uma calha colocada no teto ou ao longo de uma parede lateral, consoante os modelos. Uma porta de garagem seccional motorizada distingue-se igualmente por uma boa performance térmica.

2. Que material?

As portas de garagem em aço representam uma norma corrente no mercado. A pouca espessura das portas em aço torna-as, em particular, muito apropriadas para uma abertura em direção ao teto. O metal, além disso, pode acolher a pintura que desejar e ser submetido a um tratamento prévio contra a corrosão e, de seguida, uma lacagem por motivos estéticos.
 
Existem outras soluções para a escolha do material da sua porta de garagem. O alumínio é muitas vezes escolhido em detrimento do aço, mas não é aconselhável caso a garagem seja utilizada como espaço de lazer, devido ao fraco desempenho térmico.
 
porta de garagem em PVC é uma opção muito económica, mas não é muito durável e estética. Finalmente, para as casas mais específicas, e nomeadamente os chalés, a escolha de uma porta de garagem em madeira pode ser perfeitamente justificada: estética e muito isoladora, esta exige, no entanto, um cuidado regular.

3. Que estilo de porta de garagem?

A maioria das portas de garagem evitam as fantasias excessivas e contenta-se com alguns elementos decorativos muito sensatos.
 
- A porta de garagem seccional com padrão quadriculado é um modelo popular e apreciado. O padrão quadriculado são pequenos retângulos estilizados que rompem com a monotonia do painel e lhe acrescentam um pequeno toque de personalidade.
 
- Os postigos ou as janelas fazem igualmente parte dos elementos que podem equipar determinadas portas. Outro aspeto estético, as janelas das portas de garagem melhoram a luminosidade do interior da divisão.

 
- As portas de garagem lisas ou uniformes, mais frequentemente em cinza ou em branco, serão as preferidas pelos adeptos da discrição e do minimalismo.

4. Quais são os motores disponíveis?

Precisa de um motor de porta de garagem? A motorização é uma escolha acima de tudo prática, que evita um esforço quotidiano e permite ativar a abertura à distância. No entanto, a motorização da porta de garagem não é obrigatória caso pretenda poupar algum dinheiro.
 
É possível, consoante os casos, comprar uma porta motorizada ou equipar a posteriori a sua porta de abertura manual com um motor. Neste último caso, verifique bem as especificações técnicas em termos de potência e de espaço ocupado.
 
Há diferentes tipos de motores, para diferentes tipos de portas:
 
- O motor integrado, e abrigado numa cofragem de teto, é fabricado para uma parte de garagem de rolo.
 
- Um motor de porta de garagem seccional é mais frequentemente um motor separado, fixado no teto e no final da calha.
 
- Um motor de braço articulado é o escolhido na grande maioria das portas de batente.
 

Com preços muito acessíveis que variam entre os 400 e os 700 €, as portas de garagem apresentadas aqui, na Vente-Unique, permitem-lhe repensar inteiramente a abertura da sua garagem.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra