Como escolher a sua mesa de centro?

Sempre pronta a receber uma revista largada levianamente ou uma deliciosa bebida fresca, a mesa de centro faz parte dos móveis pequenos mais comuns e esperados que permanecem quase sempre invisíveis. E, todavia, a diversidade de estilos, materiais e de formas permite-lhe acrescentar facilmente um pequeno suplemento de elegância à sua decoração de interior. Abaixo, pode consultar um resumo completo, elaborado a pensar em si, pela Vente-Unique.

1. As formas e as dimensões da mesa de centro

O primeiro critério de escolha de uma mesa de centro deve ser, como é óbvio, a sua forma, que depende antes de mais da utilização que tem destinada e da sua futura localização. Procura um móvel adequado a qualquer situação para decorar o espaço de parede entre os seus dois sofás? Uma bela mesa de centro quadrada será perfeita para se casar discretamente e acolher, por exemplo, um candeeiro com abajur. Deseja, pelo contrário, ter um móvel convival para colocar no centro da sala? Opte, neste caso, por uma mesa de centro redonda, em torno da qual todos os seus convidados poderão trocar o bom humor.

Numa sala grande, a mesa de centro retangular será frequentemente a opção mais indicada e, neste caso, surge inevitavelmente a questão das dimensões. Terá uma ampla opção de escolhas entre os modelos em que o comprimento não passa dos 60 ou 70 centímetros, além de outros modelos que se estendem até aos dois metros e se destacam como mesas de centro soberbas para receções de grande envergadura.

2. Estilos, materiais e cores

Pequena e funcional, a mesa de centro é a vítima ideal caso tenha como pretensão acrescentar um toque de fantasia à sua sala, mas não ousa tocar no sofá ou noutros móveis mais robustos! Os criadores contemporâneos ajudam-no através da criação de modelos de contornos cada vez mais audaciosos, concebidos a partir de materiais por vezes insólitos, já para não falar dos grandes clássicos como a mesa de centro em madeira ou a mesa de centro design com o seu tampo em vidro temperado, nada lhe impede, por exemplo, de dar uma oportunidade ao mármore, a madeira em efeito vime, o acrílico ou a resina.

De modo geral, terá uma escolha relativamente livre no que diz respeito ao estilo, além de que os contrastes sabiamente doseados com o ambiente geral da sala são sempre bem-vindos. Uma mesa de centro industrial pode muito bem encontrar o seu lugar no seio de uma decoração a condizer, mas também num interior contemporâneo mais genérico. Os modelos que integram elementos em tecido ou em pele sintética acrescentam um toque charmoso inegável a uma sala charme, vintage ou boémia.

Finalmente, a mesa de centro branca em PVC ou em aglomerado de partículas é uma escolha sensata para os orçamentos pequenos e pode ser integrada sem dificuldade no seio de uma decoração do tipo escandinava.

3. Que opções há para uma mesa de centro moderna?

Hoje em dia, uma mesa de centro pode disponibilizar uma gama de opções muito idêntica, em termos de qualidade e diversidade, a uma mesa de jantar. Para circular mais facilmente pela sua sala enquanto preserva a capacidade de receber um número considerável de convidados, uma mesa de centro extensível é, por exemplo, uma escolha a considerar: este móvel inteligente pode apresentar extensões e duplicar ou triplicar desta forma a área do tampo.

Vive num apartamento pequeno ou num estúdio? Uma mesa de centro elevável ou de altura ajustável, tal como o seu nome indica, pode mudar de função num abrir e fechar de olhos e permite-lhe elevar o tampo até uma altura mais prática para fazer uma refeição: ideal para passar dos aperitivos às refeições com enorme simplicidade.

Finalmente, alguns modelos otimizam inteligentemente o espaço que ocupam, disponibilizando, em particular, uma diversidade de espaços de arrumação extremamente úteis sob o tampo. A mesa de centro sobreposta, enquadrada nesse espírito, é composta por uma pluralidade de móveis encastráveis uns nos outros, que podem ser separados e dispostos por toda a sala: uma verdadeira solução prática para o convidado sentado numa extremidade e que não tem onde colocar a sua bebida.

4. Mesa de centro, que preços irei encontrar?

Se tem um orçamento apertado, uma mesa de centro em PVC pequena pode relevar ser, literalmente, um verdadeiro achado, e não lhe custará mais de uma dezena de euros. Como é óbvio, terá de desembolsar uma soma mais significativa caso esteja à procura de um material mais nobre ou de uma mesa de centro com dimensões respeitáveis para uma sala grande: os modelos design ou em madeira maciça podem chegar aos 400 ou 500 € em determinadas situações, mas proporcionarão uma personalidade verdadeiramente única à sua sala.

Descubra também:

Inspirações
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra