Com a chegada do bom tempo é legítimo querer finalmente tirar partido do seu jardim ou do seu terraço. Da mesma forma que um espaço de lazer de jardim será ideal para receber os seus amigos em plena verdura, a aquisição de uma espreguiçadeira, de uma chaise-longue ou de um cadeirão justifica-se para uma sesta ao início da tarde com total quietude. Como fazer a escolha correta?

1. A espreguiçadeira: porque é que se tornou indispensável?

Uma espreguiçadeira mais barata é um elemento de mobiliário tão simples quanto funcional e elegante para o seu jardim ou para o seu terraço. Esta permite-lhe, consoante os modelos e o grau de inclinação, sentar-se ou esticar-se para descontrair sob os quentes raios do sol, com um livro ou um cocktail na mão.

 
Fácil de deslocar e de arrumar assim que chegar o tempo frio, a espreguiçadeira seduz cada vez mais pessoas que apreciam este elemento de conforto no exterior.

2. Quais são os diferentes tipos e formas de espreguiçadeiras?

Uma espreguiçadeira design pode, hoje em dia, ser disponibilizada em múltiplos formatos. Distinguimos em particular:
 
- A espreguiçadeira ou espreguiçadeira plana é constituída por uma superfície plana horizontal e um encosto ajustável.
- A espreguiçadeira em S que, como o seu nome indica, adapta-se melhor às formas do corpo para oferecer um suporte agradável na zona lombar e nas pernas.
 
A estrutura das espreguiçadeiras, consoante as preferências e os gostos de cada um, pode ser particularmente fabricada em madeira, em alumínio ou inclusive em PVC. A espreguiçadeira de alumínio tem como principal atributo a sua elegância e, sobretudo, a sua leveza, que a torna sensivelmente mais simples de deslocar do que uma espreguiçadeira de madeira, por exemplo. O PVC, por seu lado, tem sem dúvida o aspeto mais comum, mas também pode apresentar preços muito atrativos.

O assento em si pode ser fabricado em madeira e concebido para acolher um colchão de espreguiçadeira. No entanto, a maioria dos modelos modernos são de espreguiçadeiras em resina entrelaçada ou em textileno, um material em fibras de PVC tão flexíveis quanto resistentes. Finalmente, saiba que a boa e velha espreguiçadeira efeito vime ainda não disse a sua última palavra e continua a ser um cenário comum em inúmeros lares.

3. Fixa ou dobrável?

A espreguiçadeira dobrável apresenta uma verdadeira mais-valia prática, dado que pode ser arrumada sem grande dificuldade na face de uma parede ou num armário grande, enquanto um modelo fixo será ligeiramente mais incómodo em termos de espaço ocupado – sobretudo uma espreguiçadeira de 2 lugares. Também é melhor optar por um modelo dobrável caso pretenda comprar um conjunto de três ou quatro cadeirões!

4. Que acessórios devem acompanhar uma espreguiçadeira?

Alguns modelos integram um assento pronto a utilizar. Outros têm uma superfície mais dura e precisam, portanto, que compre um colchão de espreguiçadeira. Esta configuração tem como principal vantagem dar-lhe total liberdade de escolher o estilo, a cor e de poder alterá-los de estação para estação consoante desejar. Os colchões e as almofadas de espreguiçadeira são fáceis de manter caso tenha o cuidado de as arrumar regularmente nas suas respetivas capas.
 
A compra de uma capa para a espreguiçadeira, que envolve integralmente o móvel, também permite preservar utilmente contra as intempéries e aumentar a sua durabilidade.
 
Finalmente, alguns modelos integram guarda-sóis ou verdadeiros guarda-sóis pequenos para proteger contra os raios de sol durante o clima mais quente. Recomendável para as peles mais sensíveis!

5. Chaise-longues e cadeirões de exterior

Caso as espreguiçadeiras não sejam o suficiente para si e sonhe ter um espaço de lazer de jardim em pleno, não hesite em considerar a comprar de uma chaise-longue de exterior, reconhecível pelo seu assento grande horizontal, ou inclusive um cadeirão de jardim muito grande para fazer uma sesta.

 
Geralmente constituídos por uma estrutura elegante em resina entrelaçada e com almofadas em poliéster, estes modelos representam o pico do conforto ao ar livre e podem incluir acessórios bem práticos, como uma mesa de centro modulável. Do branco-bege ao cinza antracite, é-lhe fácil selecionar um tom consoante os seus gostos e ao ambiente do terraço ou do jardim.
 
***
 
Se ainda não tem uma espreguiçadeira, então nunca tirou verdadeiramente partido do seu jardim! A Vente-Unique acompanha-o na seleção do modelo mais adequado.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra