Categorias
×
Resultados da sua pesquisa: Fechar
Catálogos
Nenhum catálogo corresponde à sua pesquisa
    ArtigosVer todos os produtos
    Nenhum artigo corresponde à sua pesquisa
      Carrinho

      Como organizar da melhor forma um espaço pequeno? Siga o guia para otimizar sem sobrecarregar quando os metros quadrados estão contados!

      4 dicas para equipar um estúdio

      Os pequenos espaços apresentam os seus respetivos constrangimentos em termos de decoração e de planeamento. No entanto, com um mínimo de engenhosidade e de força de braço, é perfeitamente possível fazer do seu estúdio de estudante uma residência funcional e otimizada, mas também, e sobretudo, fiel à sua imagem! Aqui tem algumas dicas para sentir-se em casa.

      Opte por uma mobília inteligente e bem ponderada

      Um estúdio bem organizado é constituído, em primeiro lugar e acima de tudo, por uma série de milagres com um punhado de metros quadrados. Por este motivo, deve privilegiar os móveis especialmente concebidos para espaços pequenos. Nesse sentido, apresentamos, como é óbvio, o sofá convertível, capaz de transformar o seu canto de sala num canto de dormir todas as noites com um único movimento de braço. Caso os preparativos não o deixem assustado, poderá até substituir vantajosamente esta solução económica por uma verdadeira cama rebatível, fixada na parede ou no teto. Na mesma ordem de ideias, a compra de uma mesa de centro de encaixar é ideal para ocupar o mínimo de espaço possível enquanto pode dispor, conforme desejar, uma bateria completa de móveis em todos os cantos do apartamento. Os pequenos móveis e estantes de canto complementam-se para otimizarem cada metro quadrado da casa. Finalmente, saiba que até numa disposição de estúdio de 20 m² pode dar-se ao luxo de separar, nem que seja simbolicamente, os diferentes espaços habitacionais. Uma coluna de biblioteca preenchida de livros será perfeita para arrumar os seus preciosas obras, mas também para demarcar a fronteira entre a cozinha e o canto de sala de estar, por exemplo.

      Privilegie uma decoração simples e minimalista

      Nada pior, para reforçar a sensação de exiguidade, do que encher os seus móveis e estantes com inúmeros bibelots e objetos. Procure reduzir ao mínimo o número de móveis e de elementos decorativos que poderão vir a atulhar o espaço habitacional e dissimule ao máximo todos aqueles dos quais não se quer separar. Quanto às cores, privilegiará em princípio móveis de cor clara e um estilo homogéneo. A tinta ou o papel de parede podem convir ambos como revestimento de parede. No primeiro caso, procure, no entanto, evitar as cores mais vivas e agressivas, que podem diminuir a sensação de espaço. A mesma anotação faz-se em relação aos papéis de parede que ostentam motivos de grandes dimensões, que têm um efeito exatamente similar. Uma cor uniforme e luminosa não acarreta quaisquer riscos e será sempre preferível às iniciativas infelizes!

      Organize o espaço sob o teto quando for possível

      Caso não tenha espaço no chão, levante a cabeça! Alguns estúdios propõem uma altura sob o teto que abre inúmeras perspetivas a todos os que sonham otimizar o espaço. Para começar, pode ser interessante criar espaços de arrumação acima da estrutura das portas, dado que esta parte da parede é frequentemente deixada despida, sem uma utilização em particular. Acima de uma altura sob o teto de 2,50 metros, torna-se possível estruturar um verdadeiro mezanino: suficiente para limpar inteiramente o canto de dormir do seu espaço habitacional principal ou até para criar arrumações suplementares.

      Varie e module as iluminações

      A alteração da luminosidade de uma divisão pode modificar totalmente o seu ambiente, bem como a sensação do ocupante. Além disso, não se arrependerá, sem sombra de dúvida, de investir em candeeiros de intensidade modular ou em novas lâmpadas extra para a disposição do seu pequeno estúdio. Após tirar partido de uma iluminação viva e agradável para preparar as suas refeições noturnas ou para realizar a sua rotina de higiene pessoal matinal, uma iluminação mais suave e peneirada transmitir-lhe-á a sensação de mudança de ambiente e pode influir muito na sua moral.

       

      Descubra também:

      Inspirações
      Inspirações
      Guia de compra
      Guia de compra