Suavidade, calor e conforto: as qualidades inegáveis do veludo! Porquê e como optar por este material? Nós dizemos-lhe tudo o que precisa saber!

10 ideias decorativas para adotar a tendência veludo

Obsoleto, o veludo? Bem pelo contrário! Este têxtil caracterizado pelo seu calor, pela sua elegância e pela sua suavidade extrema ao toque, retorna notavelmente às decorações de interior contemporâneas. A decoração de veludo é incontestavelmente uma opção a considerar caso pretenda tirar partido de uma atmosfera acolhedora e relaxante na sua casa. Abaixo, partilhamos dez ideias consigo, para explorar a seu bel-prazer.

1) A poltrona estofada: uma homenagem declarada ao classicismo

Não, não se encontra numa antecâmara do castelo de Versalhes no século XVII, mas sim numa sala de estar da nossa época! A poltrona de veludo de estilo esfotafo é imediatamente reconhecível pela sua estrutura em madeira trabalhada e a sua almofada espessa. Opte pelo vermelho vivo, para permanecer fiel ao espírito original, ou porque não pelo azul-escuro ou por um bege. 

2) A poltrona Chesterfield: o conforto estofado no seu apogeu

O atemporal Chesterfield é uma outra variante atrativa caso esteja a ponderar ter uma nova poltrona de veludo. A sua estrutura típica e estofada, com a forma de ferradura, associa-se maravilhosamente com o aspeto aconchegante e convival do veludo.

3) O sofá em veludo: suavidade e voluptuosidade no quotidiano

O sofá em veludo está disponível num grande número de formatos, variando entre o de dois lugares até ao modelo de canto grande que provavelmente cobrirá toda uma sala. Este é apreciado pela sua suavidade acetinada, mas também pelo brilho incomparável das suas cores: vermelho, verde abeto, púrpura, azul-escuro ou inclusive em azul-esverdeado, este tipo de sofá não tem par quando se trata de instalar uma atmosfera acolhedora na sala de estar. 

4) Alguns pufes em veludo para dispor de um canto de descontração ou de amena cavaqueira

Os pufes de veludo conferem o equilíbrio perfeito entre a funcionalidade e a estética caso procure um assento complementar. Estes assumem todo um significado próprio quando dispostos de forma aparentemente negligente, para complementarem o seu canto de lazer, além de convidarem espontaneamente à descontração e à conversa acompanhadas por um bom aperitivo.

5) Mantas e capas de sofá: o detalhe que muda tudo

Caso não pretenda mudar por completo os seus móveis, a compra de uma manta em veludo ou de uma capa de sofá é uma opção intermédia que poderá certamente interessar-lhe. Não hesite em escolher uma cor viva caso o seu sofá seja escuro ou descorado, e deleite-se com uma noite aconchegante e preguiçosa diante da televisão. 

6) O banco em veludo: o fiel companheiro do guarda-roupa

Se dispõe de uma área de vestir ou de uma divisão inteiramente dedicada ao seu guarda-roupa, é importante escolher os seus móveis com cuidado. Um banco ou uma arca para colocar aos pés da cama em veludo permitem-lhe sentar-se para calçar o seu calçado, para guardar inúmeras peças e, além disso, para dar um toque de estilo bem-vindo ao interior da sua casa. 

7) As cortinas de veludo para uma decoração amena e relaxante

Quer as prefiramos num vermelho vivo ou num cinza um pouco mais discreto, as cortinas de veludo continuam a ser uma aposta segura nas salas mais clássicas. A escolha deste material pesado e sedoso tende a serenar a divisão, além de conferir-lhe uma forte personalidade. 

8) As cadeiras design para receber com estilo

O veludo não é um apanágio das poltronas e dos sofás. Este pode perfeitamente encontrar-se na estrutura de mental ou de madeira de uma cadeira moderna, proporcionando à sua mesa um verdadeiro complemento de charme e de estilo. 

9) Uma cabeceira de cama para adormecer com prazer

A cabeceira de cama em veludo acolchoado é geralmente um complemento soberbo para um quarto - esta protege a parede enquanto dá à cama uma maior presença no interior do quarto. Uma escolha a considerar para conferir um pequeno toque de exclusividade ao seu espaço de dormir. 

10) A mesa de cabeceira em veludo - e porque não?

A moda do veludo está no seu auge e assalta inclusive os móveis mais tradicionais. Hoje em dia, pode encontrar uma seleção de mesas de cabeceira dotadas com um revestimento completo em veludo macio e acetinado. A quintessência do quarto acolhedor e glamoroso!
Como tudo aquilo que é bom, o veludo deve ser utilizado com moderação para não reprimir o seu potencial decorativo. Escolha com sensatez e, acima de tudo, não se esqueça de fazê-lo com prazer. 

Descubra também:

Tendências
Tendências
Tendências
Tendências