Instalação de uma divisória de vidro: passos a seguir para uma instalação fácil

A divisória de vidro interior tornou-se uma parte essencial do design e da decoração de interiores. Elegante, prática e luminosa, confere estrutura ao espaço, mantendo uma impressão de espaço otimizado. Quer seja fã do estilo industrial ou do charme rústico, instalar uma divisória de vidro em sua casa pode transformar uma divisão. Eis um guia passo a passo sobre como instalar uma divisória de vidro e quais os modelos a escolher.
Porquê instalar uma divisória de vidro em sua casa?
A instalação de uma divisória de vidro não é apenas uma questão de moda. Optar por esta solução de mobiliário oferece uma série de vantagens, tanto estéticas como funcionais, que não deixarão de impressionar.
Um trunfo estético e luminoso
Gostaria de renovar uma divisão demasiado escura ou criar uma divisória sem perder a luz? A instalação de uma divisória de vidro interior pode ser exatamente o que procura. Muito mais do que um simples elemento decorativo, permite-lhe repensar a disposição interior da sua casa e separar a sua cozinha da sua sala de estar, maximizando a luz natural.
Os seus vidros transparentes permitem que a luz natural circule de uma divisão para outra: uma solução ideal se a sua cozinha for contígua a uma sala de estar luminosa sem janela, ou se tiver um corredor mal iluminado. Por exemplo, uma divisória de vidro de 1,20 m por 2 m é ideal para separar duas salas de estar sem perder luz.
Em termos estéticos, uma divisória de vidro proporciona estrutura e leveza a um espaço. Com acabamentos contemporâneos ou mais clássicos, adapta-se igualmente a um interior moderno, a um apartamento de estilo Haussmann ou a uma casa de campo. Dá uma impressão de volume para ampliar visualmente espaços pequenos ou criar um efeito de profundidade numa divisão comprida.
Uma divisória de vidro no estúdio para separar sem divisórias
Está a planear partilhar um quarto sem o dividir com uma parede divisória? A divisória de vidro do estúdio é inspirada nos estúdios dos artistas. Ao contrário das divisórias de vidro convencionais, esta divisória de vidro utiliza o efeito gráfico dos seus perfis.
Ajuda-o a definir os limites de uma cozinha, escritório ou quarto, preservando a luz e o convívio.
Graças ao seu estilo reconhecível com montantes finos, linhas gráficas e perfis pretos ou antracite, confere um toque de elegância a qualquer espaço. Melhora imediatamente o design de um loft urbano ou de uma casa antiga em renovação.
Os diferentes estilos de divisórias de vidro de interior
Uma das grandes vantagens da instalação de uma divisória de vidro interior é o facto de poder ser adaptado a todos os gostos e a todos os interiores. Está a hesitar entre um estilo assertivo e uma integração mais discreta? Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a escolher a melhor opção para si:
- a divisória de vidro industrial: pode ser feita de aço preto ou não tratado. Tem um toque de loft. O seu estilo arrojado é sedutor. Para um toque mais rude numa casa moderna, opte por este tipo de teto de vidro decorativo;
- divisória de vidro por medida: são ideais se tiver limitações de espaço ou uma configuração particular (sótão transformado, tetos inclinados, etc.). Escolha o número de painéis, o tipo de vidro (transparente, jato de areia, opaco), a cor dos montantes, etc.
- a clássica divisória de vidro interior: disponível em madeira clara ou pintada em tons neutros. Combina bem com interiores mais sóbrios, escandinavos ou de estilo campestre.
Escolher o modelo certo antes de instalar uma divisória de vidro
A sua escolha dependerá da divisória de vidro, fixa ou de correr, e do material utilizado para a fabricar. Existem duas categorias principais de vidro de interior no mercado:
- a divisória de vidro fixa ideal para criar uma separação permanente. Encaixa-se perfeitamente numa parede ou entre duas divisões;
- a divisória de vidro deslizante, que é mais flexível. Otimiza o fluxo de tráfego, separando as funções de acordo com as suas necessidades. É uma excelente opção para áreas pequenas.
A escolha do material para a sua futura divisória de vidro é tão importante para o seu atrativo estético, como para a facilidade com que pode ser instalada. Escolha entre vários tipos de materiais para conceber a divisória de vidro:
- divisórias de vidro em aço: robustas e autênticas, as divisórias de vidro em aço são perfeitos se gosta de design industrial. O seu peso pode exigir uma estrutura sólida para o suportar.
- divisórias de vidro em alumínio: mais leve do que o aço, o vidro de alumínio é fácil de manusear e instalar. Está disponível numa gama de acabamentos, desde o preto mate ao branco brilhante. Adapta-se a qualquer ambiente.
- divisórias de vidro em madeira: ideais para interiores acolhedores ou escandinavos. Este tipo de divisória de vidro oferece um aspeto mais quente e natural.
As vantagens de uma divisória de vidro feita à medida
A sua casa tem limitações específicas, como uma inclinação, tetos altos ou paredes irregulares? uma divisória de vidro feita à medida é a solução ideal. Garante um ajuste preciso, mantendo a estética desejada.
É bom saber: a altura ideal para uma divisória de vidro interior situa-se geralmente entre 1,10 m e 2,20 m, dependendo da configuração. Para uma meia-parede, é necessário prever cerca de 1,20 m.
Instruções passo a passo para instalar uma divisória de vidro
Está pronto para começar a instalar uma divisória de vidro interior? Gostaria de saber como instalar uma divisória de vidro de acordo com as regras da profissão? Quer seja um principiante ou um experiente DIY, aqui estão os principais passos que precisa de seguir para instalar a sua divisória de vidro com segurança e tranquilidade.
Etapa 1: Preparar o local e as ferramentas necessárias
Antes de começar, escolha cuidadosamente o local para a sua divisória de vidro. Marcar os contornos na parede. Certifique-se de que a estrutura de suporte é adequada para o enquadramento.
Equipar-se com ferramentas o seguinte: nível de bolha de ar, fita métrica, chave de fendas, buchas, parafusos adequados à superfície de perfuração, serra se necessário (para perfis), luvas, óculos de proteção.
Etapa 2: Tirar as medidas corretas para adaptar a sua divisória de vidro
Meça com precisão a altura e a largura do espaço onde o teto de vidro será instalado. Não se esqueça de incluir a espessura da estrutura e as eventuais juntas de dilatação. No caso de uma divisória de vidro feita à medida, estas dimensões serão fornecidas ao fabricante.
Etapa 3: Fixar os perfis e a estrutura da divisória de vidro interior
Primeiro, fixe as calhas ou os perfis ao chão e depois ao teto (ou na abertura da parede). Utilizar tampões adequados ao suporte (gesso cartonado, betão, madeira). Verificar o alinhamento com um nível de bolha de ar. Em seguida, posicione os montantes verticais e depois a estrutura geral.
Passo 4: Instalar os vidros e terminar o trabalho
Deslize cuidadosamente os vidros para as suas ranhuras, certificando-se de que utiliza juntas ou espaçadores para evitar qualquer folga. Termine com a colocação das molduras de acabamento ou das calhas decorativas.
Conselhos para instalar uma divisória de vidro interior com toda a tranquilidade
A instalação de uma divisória de vidro pode ser um negócio arriscado. Não se preocupe. Com um pouco de método, as ferramentas certas e algumas dicas, pode instalar uma divisória de vidro com confiança. A Vente-unique dá-lhe conselhos profissionais.
Chamar um profissional ou instalá-la você mesmo?
Antes de começar a instalar uma divisória de vidro, pergunte a si mesmo: tem tempo, ferramentas e um mínimo de experiência em bricolage? Se a resposta for sim, pode instalar uma divisória de vidro você mesmo. Os modelos standard ou em kit, em alumínio ou madeira, são fáceis de instalar graças às instruções de montagem fornecidas. Estes materiais são leves e fáceis de manusear.
Por outro lado, para uma divisória de vidro em aço, uma divisória de vidro fixa ou deslizante de grandes dimensões, ou se for necessário perfurar uma parede de suporte, recorra às competências técnicas de um artesão qualificado. O profissional pode também aconselhá-lo sobre a altura ideal para a sua divisória de vidro, dependendo da utilização que será dada à divisão.
Verificar se a cobertura é estanque e estável
Uma vez instalada a divisória de vidro, pode sentir-se tentado a ficar por aí. Mas para garantir a longevidade da sua instalação, há ainda uma coisa que tem de verificar: se a sua divisória de vidro fixa ou de correr é estanque e estável.
O ar, o pó e a humidade não devem circular entre o vidro e os perfis. A estrutura deve ser firmemente fixada. Uma divisória de vidro mal instalada pode rapidamente desfazer-se ou causar incómodos (ruídos, correntes de ar, rangidos, etc.).
Por isso, lembre-se de inspecionar cuidadosamente cada junta, especialmente se tiver optado por uma divisória de vidro deslizante, que deve deslizar sem qualquer folga ou resistência. Se tiver instalado uma divisória de vidro fixa, verifique:
- a fixação correta dos perfis à parede;
- a solidez do quadro.
O nosso conselho: utilize um vedante de silicone transparente para reforçar as juntas, se necessário, especialmente em divisões húmidas, como a cozinha ou a casa de banho.
Manutenção da sua divisória de vidro em função do material de conceção
Uma vez instalada a divisória de vidro, a manutenção é simples, mas essencial para preservar o seu aspeto e a sua duração de vida:
- para divisórias de vidro em aço: aplicar um tratamento antiferrugem, se necessário. Limpar regularmente o pó com um pano seco ou ligeiramente húmido.
- para divisórias de vidro em alumínio: basta uma limpeza suave com água e sabão para manter o aspeto original.
- para divisórias de vidro em madeira: não se esqueça de aplicar um óleo protetor ou verniz para evitar que a madeira fique manchada ou inchada com o tempo.
Não se esqueça de limpar também os painéis de vidro. A manutenção clássica com vinagre branco ou limpa-vidros é suficiente. Não se esqueça de os limpar com um pano de microfibras para evitar riscos.