Quando o calor estiver forte, pode ser muito difícil ou inclusive impossível suportar uma exposição a pleno sol no seu terraço. A compra de um toldo de terraço grande, motorizado o manual, é uma solução adotada por uma quantidade cada vez maior de indivíduos para criarem uma sombra bem-vinda e continuarem a tirar partido do jardim. Quais os critérios a considerar para fazer a sua escolha entre os inúmeros modelos disponíveis?

1. Porque deve comprar um toldo ou alpendre de jardim?

Um toldo articulado apresenta múltiplas funcionalidades extremamente práticas e que podem justificar claramente o investimento:

- A grande lona do toldo, frequentemente em poliéster ou em acrílico, atua como um verdadeiro escudo térmico e reflete a maioria dos raios de sol e de calor durante as horas quentes do dia. Esta instalação é particularmente recomendada caso pretenda que os seus filhos brinquem no exterior com total segurança.

- Dentro do mesmo espírito de uma varanda, a instalação de um toldo elétrico cria um novo espaço de transição entre o interior e o exterior da casa e tem como efeito aumentar a área habitável.

2. Dimensões e orientação do toldo

Para uma proteção ideal contra os efeitos nocivos do sol, privilegie um toldo ou um alpendre de terraço em que o comprimento é pelo menos igual ao da área a cobrir, ou inclusive superior, desta forma, tira partido de uma sobra maior e, acima de tudo, mais duradoura durante o decorrer do dia, dado que a posição do sol variará no céu e modificará o ângulo da sua projeção.

Um toldo articulado elétrico das principais marcas apresenta dimensões estandardizadas, com um comprimento compreendido entre três e seis metros e uma largura que pode chegar aos quatro metros. Considere, no entanto, que é possível optar por um modelo sob medida, particularmente se tiver um terraço ou uma varanda com dimensões pouco comuns.

3. Cofragem integral ou semi-cofragem?

O toldo articulado elétrico de cofragem integral dissimula na íntegra a lona e os seus mecanismos no interior de uma cofragem fechada e estética, que é fixada na parede por cima do terraço: quando o motor é acionado, a cofragem abre-se e deixa desenrolar-se a lona. Este tipo de toldo automático seduz devido ao seu carácter extremamente estético, mas também pelo seu lado prático: abrigado das intempéries, o toldo preserva o seu brilho e tem uma maior durabilidade.

O toldo automático com semi-cofragem, ou de "enrolar", também protege a lona e os elementos do motor contra as intempéries. A sua concha superior, por outro lado, deixa as laterais do toldo ao ar livre e pode, portanto, provocar um desgaste prematuro. Em contrapartida, o toldo semi-cofragem é geralmente menos caro e, acima de tudo, mais fácil de instalar, graças aos seus elementos visíveis.

4. Manual ou motorizado?

Ainda que os modelos motorizados componham hoje em dia a maior parte do mercado, o toldo articulado manual ainda não disse a sua última palavra e continua a seduzir em inúmeros lares. Desprovido de motorização, este tipo de equipamento é notavelmente mais leve e requer, portanto, menos precauções e constrangimentos quando se trata do suporte e dos meios de fixação. Um modelo manual é acionado mais frequentemente com uma manivela, para um recolher ou desenrolar fácil em poucos segundos. A diferença de preço significativa explica também o motivo por detrás do apelo deste tipo de modelo.

O toldo manual é particularmente recomendável como toldo de varanda, para uma área diminuta e uma utilização ocasional.

5. E o alpendre de jardim?

Um alpendre de jardim em PVC é uma estrutura fixa que tem a sua utilidade para cobrir uma área mais pequena do seu terreno e para o proteger das intempéries e do sol. Estes modelos adequam-se sem grande dificuldade aos orçamentos mais pequenos e são perfeitos, entre outros, para delimitar os espaços no seu jardim.

Este tipo de toldo fixa-se facilmente numa secção da parede da sua casa ou à parede de um abrigo de jardim recorrendo a parafusos normais para fixá-lo.

6. Quanto custa um toldo ou alpendre de jardim?

A compra de um toldo de jardim representa um investimento significativo sendo, portanto, importante ponderar cuidadosamente sobre a escolha do melhor modelo consultando um profissional, caso assim seja necessário. Este último também poderá proceder com a instalação se assim pretender. O preço de um toldo motorizado com cofragem integral ou semi-cofragem ronda os 500 a 600 € e pode duplicar facilmente para os modelos topo de gama.

Um toldo simples pode ser encontrado à venda por menos de uma centena de euros.

Dê uma vista de olhos aos inúmeros modelos de toldos e alpendres ao melhor preço disponíveis na Vente-Unique e não hesite em contactar-nos para obter mais informações!

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra