Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher e colocar corretamente a sua relva sintética?

Quer não tenha a possibilidade ou o tempo disponível para cuidar de um relvado natural, a relva sintética impõe-se como uma solução fácil e estética para enverdecer agradavelmente um pátio, uma varanda ou inclusive um terraço! No entanto, convém escolher uma gama que se adapta às suas vontades e, acima de tudo, ao seu ambiente, para evitar surpresas desagradáveis. Consulte todos os nossos conselhos abaixo.

1. Porque deve optar por uma relva sintética?

A relva artificial apresenta inúmeras vantagens, tornando-a uma escolha inteligente para um revestimento de exterior. Vendida em rolo ou em quadrados, esta distingue-se acima de tudo por uma grande facilidade de aplicação e de instalação sobre praticamente qualquer superfície. Alguns minutos de paciência serão suficientes para tirar partido de um belo relvado de terraço bem verde, tanto no verão como no inverno.

A relva sintética provoca um impacto estético imediato e necessita de um cuidado diminuto. Pode servir, entre outras aplicações, para delimitar os espaços no seu jardim.

2. Relva sintética com ou sem enchimento?

A maioria dos tapetes ou rolos de relva artificial são submetidos a um enchimento com areia. Esta técnica tem como principal objetivo tornar a relva mais pesada no solo para facilitar a sua aderência, mas também contribui para endireitar as fibras e evitar que estas achatem quando submetidas à menor das pressões. Finalmente, a drenagem das águas da chuva é naturalmente facilitada. A relva com enchimento é mais pesada e densa.

Há, igualmente, relva sintética sem enchimento. Muito menos pesada, esta variante mantém o aspeto da relva graças às engenhosas microfibras frisadas ou em forma de mola. Mais prática, a ausência de enchimento amortiza menos bem as quedas e não é conveniente aplicá-la numa área de parque infantil, por exemplo.

3. Altura e material dos talos da erva sintética

A relva sintética mais barata é disponibilizada em vários materiais. O polietileno, ou PE, é muito frequentemente o escolhido pelos fabricantes devido à sua boa qualidade e à sua forte resistência às intempéries e à utilização, tornando-o uma escolha recomendável para o uso exterior. Outros modelos de relva artificial de varanda ou de terraço são compostos por talos feitos de uma mistura de polipropileno (PP) e de poliamida (PA), que asseguram igualmente um bom aspeto estético. A poliamida por si só constitui o melhor acabamento, também é mais cara por metro quadrado.

A altura dos talos da erva é evidentemente algo a ter em consideração. Para preservar o aspeto de uma relva cuidada e recentemente cortada, privilegie um talo com uma altura entre os 6 e 30 milímetros. Atenção, a partir de uma determinada altura os talos tornam-se indiscerníveis e dar-lhe-ão mais depressa a sensação de uma alcatifa verde um pouco elaborada. A partir dos 30 milímetros, a sua relva sintética tenderá a assumir os contornos de uma erva reluzente de pradaria. 

 

4. Outros critérios

Não se esqueça de verificar a resistência ao desprendimento da sua futura relva artificial. Expressa em Newtons (N), esta dá-lhe uma boa ideia do risco de desgaste progressivo do quadrado de relva: para evitar uma degradação prematura, aponte pelo menos para os 40 N, os modelos mais robustos têm por norma 80 N.

A permeabilidade da relva e a sua capacidade de drenagem fazem igualmente parte dos critérios menos conhecidos, mas que devem ser tidos em consideração, sobretudo se optar por uma instalação de exterior. Uma permeabilidade de 60 litros por minuto e por metro quadrado é ideal para não arriscar uma inundação na eventualidade de chuvas fortes.

A densidade da relva sintética deve reproduzir fielmente a de uma relva natural, de forma a facilitar a ilusão criada. Idealmente, privilegie uma densidade entre os 2,6 e 3,2 quilogramas por metro quadrado.

5. Quais são os preços de uma relva sintética?

O preço de uma relva artificial constitui um bom indicador do seu nível de qualidade e de acabamento. De modo geral, e mesmo estando à procura de uma erva sintética mais barata, recomenda-se que não desça abaixo de um determinado limite de preço para evitar as surpresas desagradáveis e as desilusões.

Para uma relva de tamanho curto, inferior a 20 milímetros de altura, o preço médio situa-se por volta dos 20 € o metro quadrado. No caso de uma erva artificial comprida (até 50 milímetros), pode contar com um orçamento de 30 a 40 € por metro quadrado.

Deseja embelezar o seu espaço de lazer? Não espere mais para proceder com a instalação da relva sintética e descubra os nossos conselhos para delimitar o espaço do seu jardim!


Descubra também:

Guia de compra
Como escolher a espreguiçadeira ideal para o verão?
Como escolher a espreguiçadeira ideal para o verão?
Com a chegada do bom tempo é legítimo querer finalmente tirar partido do seu jardim ou do seu terraço. Da mesma forma que um espaço de lazer de jardim será ideal para receber os seus amigos em plena verdura, a aquisição de uma espreguiçadeira, de uma chaise-longue ou de um cadeirão justifica-se para uma sesta ao início da tarde com total quietude. Como fazer a escolha correta?
Guia de compra
Como escolher e acomodar um conjunto de jardim composto por mesa e cadeiras de jardim?
Como escolher e acomodar um conjunto de jardim composto por mesa e cadeiras de jardim?
Sem o prazer de partilhar uma refeição na varanda ou no terraço ou no meio do jardim, o verão já não teria o mesmo encanto. A compra de um verdadeiro conjunto de jardim composto por mesa e cadeiras de jardim representa um investimento modesto, mas que trará inúmeras recordações felizes para toda a família. Considerando a profusão de modelos e configurações em todos os géneros, qual será a melhor escolha? A Vente-Unique propõe-se a percorrer consigo os fatores a considerar.
Guia de compra
Como escolher o seu guarda-sol de terraço?
Como escolher o seu guarda-sol de terraço?
No pico do verão, o calor abrasador dos raios de sol pode rapidamente expulsá-lo do seu terraço e privá-lo de um momento de descontração! A compra de um guarda-sol grande é uma solução simples, elegante e acessível para criar um canto de sombra e tornar o seu salão de jardim muito mais agradável. Mas que tipo de modelo deve escolher, e como selecionar o melhor? A Vente-Unique conta-lhe tudo o que precisa saber.

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias