Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher a sua sanita?

Fútil? Pelo contrário! A escolha da sua sanita reveste-se de um caráter de extrema importância para o seu conforto, bem como pelo lado prático e estético desta divisão que visite forçosamente várias vezes por dia. Além da escolha clássica entre sanita pousada e suspensa, há vários critérios e opções que devem captar a sua atenção.

1. Sanita de pousar ou suspensa?

A sanita de pousar continua a ser, de longe, a variante mais genérica e a mais difundida nas casas particulares. Estas sanitas são compostas por uma bacia colocada no chão e fixado com parafusos. Estas são complementadas por um grande reservatório de água para ativar a evacuação, por um mecanismo de descarga e inclusive por uma tampa e um tampo para se sentar.

A sanita suspensa, tal como o seu nome indica, distingue-se por uma fixação da bacia à parede. O conjunto do mecanismo é dissimulado atrás de uma cofragem ou de uma "moldura".

Hoje em dia, cada opção pode ser considerada de uma forma perfeitamente válida. As sanitas de pousar têm nomeadamente por atributo uma maior facilidade de instalação e constituem a escolha incontornável caso esteja à procura de uma sanita mais barata.

As sanitas suspensas, quanto ao que lhes diz respeito, focam-se na estética, na discrição (o ruído da descarga é menos audível) e pela facilidade de manutenção. A ausência da base ou da tubagem também implica que é um pouco mais fácil de cuidar da higiene da casa de banho.

2. Quais os critérios de escolha para comprar uma sanita?

Atenção, a escolha da melhor sanita de pousar não é inteiramente livre e terá, particularmente, de limitar-se pelo sistema de evacuação instalado em sua casa, o qual pode ser horizontal ou - cada vez mais raro - vertical. Certifique-se de que confirma a compatibilidade do modelo pretendido, para evitar quaisquer surpresas desagradáveis.


A dimensão de uma sanita suspensa ou de pousar é um ponto relativamente anedótico, dado que os tamanhos são amplamente estandardizados de um modelo para o outro: a altura do assento é de pelo menos 40 centímetros. Caso seja muito alto, pode muito bem depositar a sua escolha num pack sanita suspensa, dado que estas sanitas podem ser facilmente reguladas em altura.


Finalmente, certifique-se de que tem um espaço suficiente na casa de banho: 20 centímetros de ambos os lados e 40 centímetros para a frente são as dimensões mínimas recomendadas.

3. Escolher o estilo do tampo de sanita

O tampo é o nome dado à "cobertura" que tapa as sanitas quando estas não estão a ser utilizadas. Este é composto por um orifício, o principal elemento de personalização graças ao qual poderá dar um toque inimitável a um lugar onde quer sentir-se confortável. Como é óbvio, também é possível optar pela sobriedade com um tampo de sanita preto, mas nada o impede de ultrapassar os limites do bom gosto com padrões muito mais fantasiosos!

4. Opções e acessórios

Algumas opções permitir-lhe-ão escolha uma sanita mais completa e de qualidade. A sanita pode, em determinadas variantes, converter-se num verdadeiro móvel pequeno e integrar espaços de arrumação, mas também um lavatório. Um chuveiro de mão amovível, por outro lado, pode permitir-lhe encontrar o compromisso perfeito entre uma sanita clássica e um bidé.

De forma mais geral e caso seja possível, pode preferir uma bacia anticalcário, que contribuirá ativamente para limitar os depósitos de tártaro, facilitando assim a manutenção regular. O material de fabrico da bacia também tem a sua importância, e a escolha da cerâmica pode evitar a multiplicação incontrolada de bactérias.


No momento de realizar a sua escolha, não se esqueça finalmente de comparar o nível de decibéis do autoclismo e privilegie sistematicamente os produtos que estão em conformidade com a norma NF, a qual certifica que está em cumprimento dos regulamentos de qualidade em vigor.

***

Sanita de pousar ou suspensa? Tudo depende do seu orçamento, das suas preferências de estética e da configuração da sua casa de banho. De qualquer das formas, não hesite em fazer a sua escolha entre os vários modelos propostos para si, pela Vente-Unique!

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias