Elegante e muito moderna, a porta de correr desliza furtivamente sobre a sua calha e faz-se esquecer para destacar melhor o esplendor do espaço ao seu redor. Esta constitui, sem surpresa, uma escolha particularmente popular para ajustar o espaço numa habitação com uma área reduzida, mas também é uma escolha estética recomendável seja para que interior for. Como escolher e instalar a porta de correr mais indicada?

1. Porque deve optar por uma porta de correr?

As portas tradicionais montadas em dobradiças têm o grande inconveniente de precisarem de um espaço mínimo para se abrirem, algo que pode constituir um problema para ordenar uma divisão pequena. A escolha de uma porta de correr, pelo contrário, permite economizar este espaço de abertura e libertar em média 1 m²: o suficiente para colocar uma pequena cómoda ou inclusive para tirar partido daquele pequeno espaço em falta para colocar uma cama grande!

Além desta mais-valia prática evidente, a variedade de portas de correr à venda permite dispor de transições mais subtis entre cada divisão: verdadeiro corte simbólico e opaco, divisória mais aberta? Tudo depende de si.

2. Calha visível ou cofragem?

Hoje em dia, há diferentes tipos de portas de correr:

- As portas de correr de divisória são as mais espetaculares porque a porta, quando se abre, insere-se no interior da divisória para desaparecer da vista. Estes modelos precisam, no entanto, de uma divisória feita à medida para dissimular a calha e um trabalho mais pesado e dispendioso.

- As portas de correr em aplique, mais simples de instalar, são colocadas contra a divisória e deslizam ao longo destas últimas. Podemos distinguir os apliques entre os que dispõe de uma calha visível e aqueles que incluem uma cofragem destinada a esconder a calha.

A dissimulação da calha da porta de correr numa cofragem é geralmente considerada como uma escolha mais elegante, contudo, esta não é uma verdade absoluta. Há muitos que apreciam também a calha visível e que a escolhem como um verdadeiro objeto de decoração por excelência, nomeadamente numa decoração de interior de estilo industrial.

3. Quais poderão ser as dimensões?

As dimensões de uma porta de correr são, hoje em dia, amplamente estandardizadas. Um modelo de batente único apresenta por norma uma largura entre os 73 e 93 centímetros e uma altura de 203 a 205 centímetros, como uma porta clássica. Os modelos de dois batentes, quanto a estes, medem pelo menos 160 centímetros de largura.

Os interiores e aberturas atípicas podem, obviamente, beneficiar conforme necessário de um modelo sob medida.

4. De que material é produzida uma porta de correr?

A porta de correr em vidro é muito frequentemente elegida pela maioria para as decorações de interior de estilo moderno e aperfeiçoado. De facto, o vidro permite filtrar a luz e contribui para aumentar a luminosidade da casa, enquanto mantém a separação simbólica e prática das diferentes divisões. Por outro lado, também é fácil de criar efeitos visuais de grande beleza optando por um vidro fosco, areado ou colorido. A Vente-Unique propõem-lhe, em particular, uma grande escolha de modelos de portas de correr em vidro temperado.

Para uma maior opacidade, a sua escolha também pode recair sobre uma porta de correr em madeira. Por uma questão de peso e de espaço ocupado, a madeira maciça é rara e optamos na maioria das vezes pelos painéis de fibras em MDF ou em melamina, disponíveis em todas as cores.

Design e graciosa, a porta de correr em alumínio constitui finalmente uma outra escolha atraente, mas tende a aumentar o orçamento necessário.

5. Calhas e rodízios

Além do acabamento da porta em si, a calha da porta de correr deve ser de uma qualidade suficiente para suportar o peso do conjunto... bem como o peso dos anos e uma utilização quotidiana. Consoante o caso, a calha pode ser fixada na parede ou no teto, em particular se se destinar a separar duas divisões. No caso de uma porta de correr de armário, privilegie se possível uma calha dupla no teto e no chão. Verifique finalmente a qualidade dos rolamentos de esferas para evitar surpresas desagradáveis.

6. Quanto custa uma porta de correr?

Não vale a pena despender uma fortuna: uma bela porta de correr espelhada pode ser adquirida a partir de 200 €, sendo que os modelos topo de gama (mas sem ser por medida) podem cifrar-se em valores duas vezes mais elevados.

A escolha da porta de correr indicada depende de critérios tão técnicos quanto estéticos. Não negligencie nenhum detalhe e faça a sua escolha entre os modelos propostos pela Vente-Unique.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra