Como escolher a sua decoração de parede?

Tem uma divisão lá em casa que carece de vida e de tonalidade? Por vezes, basta acrescentar uma decoração de parede design para que esta inunde de energia e de beleza o seu quotidiano! Quer esteja à procura de uma pintura elegante, de um autocolante inspirador ou inclusive de uma placa decorativa para colocar sobre a sua lareira, neste artigo da Vente-Unique dispõe de todas as dicas necessárias para realizar uma escolha esclarecida e para dar um toque de vitalidade à sua decoração.

1. Que tipo de decoração de parede escolher?

A decoração de parede de sala de estar é evidentemente de uma diversidade infinita, sendo suscetível de se adaptar a todos os tipos de decorações de interior. São lhe disponibilizadas três principais famílias de elementos:

- O quadro decorativo permite-lhe usufruir em sua casa, por um preço muito acessível, de uma tela soberba. Esta é uma das escolhas mais simples para modificar a atmosfera de uma divisão: escolha uma obra que lhe diga algo, pegue num prego e num martelo e já está!

- O autocolante de decoração de parede não se encontra restringido por qualquer estrutura – literalmente – e permite-lhe colocar a ilustração que desejar numa parede em poucos passos. Moderno e convival, o autocolante começou a aparecer em primeira instância como uma decoração de quarto antes de se espalhar por todas as divisões da casa, incluindo a sala de estar.

- A placa decorativa, ao contrário das duas categorias supra, não foi concebida para ser fixada na parede (ainda que seja possível fazê-lo), mas encontrará, de preferência, o seu lugar numa borda de um móvel ou de uma lareira. Este tipo de decoração constitui uma nova tendência, muito popular no domínio da decoração de parede design.

2. Que técnica de impressão ou de pintura?

Sonha inundar o seu quotidiano com as mais belas obras impressionistas? A pintura a óleo não tem rival quando se trata de dar charme, autenticidade e tradição à sua casa. Esta técnica pitoresca proporciona efeitos de textura e de brilho que não são reproduzidos por uma tela impressa. As cores, por outro lado, conservam-se notavelmente bem com o passar do tempo e a sua tela preservará todo o seu brilho com o passar dos anos.

A impressão sobre tela, por seu lado, é recomendada para quem procura uma tela mais barata e com um aspeto moderno. A serigrafia assistiu a progressos importantes, apresentando hoje em dia impressões que levam muito longe a atenção ao detalhe e a subtileza das cores.

3. Estilos, padrões e dimensões

Mesmo com restrições orçamentais, encontrará certamente um quadro mais barato cujo estilo se casará na perfeição com a sua decoração de interior. De modo geral, recomenda-se que opte por um tom claro caso a parede a decorar seja mais escura, e vice-versa.

Excetuando este princípio base, sinta-se à vontade para exprimir plenamente a sua criatividade! Desde a natureza morta da arquitetura clássica até à zebra psicadélica, não esquecendo os panoramas tradicionais de Nova Iorque ou as telas budistas e esotéricas mais inspiradoras, o estilo da sua sala de estar será antes de mais aquele que lhe pretende dar. As telas e os autocolantes mais baratos disponíveis aqui, na Vente-Unique, podem ser conciliados com um interior de estilo industrial, escandinavo, boémio ou inclusive de um classicismo absoluto.


Finalmente, é importante escolher um quadro de parede decorativo cujas dimensões sejam proporcionais ao espaço disponível. Para uma pequena secção de parede, deverá privilegiar quadros de dimensões mais diminutas, não superiores a 30 ou 40 centímetros de largura. A partir de 70 centímetros de largura, deverá dispor de espaço suficiente em todas as direções, caso contrário o quadro pode ter um aspeto muito impotente e avassalador.

4. Como colocar a decoração de parede?

Conforme supracitado, é muito fácil colocar um quadro decorativo, necessitando apenas de visualizar bem a altura do prego antes de o pendurar e verificando depois se a tela se encontra na horizontal com o auxílio de um nível.

No que diz respeito aos autocolantes de parede, encontrará modelos que são compostos por uma superfície adesiva, tal e qual um adesivo, e outros modelos que necessitarão de uma cola aplicada previamente. A colocação do autocolante de parede é mais demorada e delicada, dado que convém evitar a formação de bolhas de ar sob o revestimento.

Um quadro design mais barato faz sentir imediatamente a sua presença na divisão. Percorra a oferta de decorações de parede disponibilizada na Vente-Unique e faça agora mesmo a sua escolha!

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra