Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher a sua Cave de Vinho?

Quer seja um afinco conhecedor ou adore simplesmente um bom copo de vinho de vez em quando, a cave de vinho está a tornar-se cada vez mais popular para que todos os degustadores apreciem o vinho nas melhores condições! No entanto, há vários modelos diferentes e as interrogações podem ser inúmeras – cave de vinho de serviço ou cave de vinho de conservação? E a capacidade? O nosso guia de compra aconselha-o a tomar uma decisão informada! Porque deve comprar uma cave de vinho? Quais os critérios que devem orientar a sua escolha? As caves de vinho deixarão de ter quaisquer segredos para si!
Guia de compra e manutenção da cave de vinho

1. Porque deve comprar uma cave de vinho?

Quer seja um afinco conhecedor ou adore simplesmente um bom copo de vinho de vez em quando, a cave de vinho está a tornar-se cada vez mais popular para que todos os degustadores apreciem o vinho nas melhores condições. Consideradas durante muito tempo como algo meramente reservado para os especialistas, as caves de vinho estão agora acessíveis para todos.

A sua principal função é obviamente conservar melhor o seu vinho. Graças à sua cave de vinho, o seu vinho não corre mais o risco de azedar. De facto, as condições de conservação adaptam-se ao vinho graças, particularmente, a uma boa regulação da humidade, uma escuridão ideal e uma boa filtração que garante um ambiente salubre. São inúmeros os vinhos que melhoram com o tempo e a sua cave de vinho permitirá preservá-los e obter assim os melhores aromas. Redescobrirá com prazer todos os tipos de vinhos!
Além do aspeto técnico, a cave de vinho tem a vantagem de oferecer um espaço de armazenamento adequado e prático. As suas garrafas de vinho estarão armazenadas à mão de semear e não acumularão mais pó no fundo da adega!

2. Como escolher a sua Cave de Vinho?

2.1 Introdução

São inúmeros os termos relacionados com o jargão do universo da cave de vinho: cave de envelhecimento, cave de serviço, cave de conservação; de pequena ou grande capacidadetermoelétrica, com múltiplas temperaturas… Pode ser complicado navegar por entre todos os modelos disponíveis. É essencial que a escolha da sua cave de vinho se adapte à utilização que lhe tem destinada.
 
Para ajudá-lo a compreender melhor a escolha que terá de fazer, decidimos agrupar os 3 principais critérios para a escolha da sua cave de vinho: o tipo de cave de vinho, as características técnicas e a capacidade.

2.2 Tipo de Cave de Vinho

A. Cave de Vinho de Serviço

Com um visual moderno e um tamanho adaptado a um serviço à mão de semear, a cave de vinho de serviço integra-se, de modo geral, diretamente na cozinha ou na sala de estar. A função principal desta cave é manter o seu vinho a uma boa temperatura para ser servido. Estas caves de vinho podem conservar o seu vinho por um período de tempo curto.

B. Cave de Vinho de Conservação

A cave de vinho de conservação, também conhecida como cave de envelhecimento, está destinada a uma utilização prolongada. Uma verdadeira solução para a conservação, esta cave de vinho oferece as condições ideais para armazenar os seus vinhos e permite enriquecer as qualidades destes ao longo do tempo. A temperatura desta cave de vinho é homogénea graças à circulação do ar e ao termostato adaptado a cada tipo de vinho. A sua capacidade é geralmente maior devido à finalidade da sua utilização. A conservação do vinho está prevista para uma duração média de 2 a 3 anos.

2.3 Características técnicas

A. Intervalo de temperatura

A boa regulação da temperatura é um elemento essencial para uma cave de vinho. Alguns produtos apresentam um intervalo de temperatura único que permite uma gestão ideal do termostato, enquanto outros modelos dispõem de vários níveis de conservação.
Estas caves de vinho com múltiplas temperaturas têm a vantagem de adaptar-se facilmente aos diferentes tipos de vinhos que deseja armazenar:

  • A parte superior varia entre os 5 e os 12 °C, em média, ideal para o seu champanhe e vinho branco
  • A parte inferior varia entre os 12 e os 18 °C, em média, ideal para o seu vinho tinto

Dica de conservação:
Se deseja melhorar o seu vinho tinto, é fortemente recomendável que o armazene a 12 °C. Se, caso contrário, deseja abrir uma garrafa para degustar, ajuste a temperatura para sensivelmente 16 °C.

B. Conforto

  • Painel de controlo

Um ecrã que é fácil de interpretar e fácil de manipular torna a cave de vinho mais agradável. As nossas caves de vinho estão equipadas com um teclado numérico com LEDs ou LCD evitando assim quaisquer erros de leitura. Poderá, igualmente, alternar muito facilmente entre graus Celsius e Fahrenheit.
 

  • Iluminação

Não menospreze a importância da iluminação interior! De facto, esta permitirá que escolha mais rapidamente o seu vinho limitando assim o tempo de abertura da porta e, portanto, as variações térmicas.
 

  • Nível de ruído

O nível de ruído da sua cave de vinho é medido em decibéis. É importante escolher uma cave de vinho com um nível de ruído baixo, sobretudo se deseja colocá-la na sua cozinha ou sala de estar.

  • Mobilidade

Devido às suas dimensões, as caves de vinho apresentam a vantagem inegável de poderem deslocar-se facilmente.

C. Capacidade

A escolha do tamanho da sua cave de vinho deve efetuar-se em função do seu consumo e da utilização prevista. O ideal é manter a sua cave de vinho o mais cheia possível a fim de limitar as vibrações e o consumo energético inútil. Por conseguinte, é importante não subestimar a capacidade da sua cave de vinho!

É um consumidor ocasional que gosta de beber uma boa garrafa de vinho de vez em quando, mas não vê o vinho como algo imprescindível para acompanhar uma boa refeição? Aconselhamo-lo a optar por uma cave de vinho com uma capacidade até 50 garrafas. As caves de vinho de serviço de dimensões pequenas serão perfeitas para adaptarem-se a um espaço de armazenamento reduzido. Caso precise de um pouco mais de espaço, as caves de 48 garrafas permitem-lhe armazenar um bom sortido de vinhos, sem precisar de muito espaço.

É um consumidor regular, tem uma bela quantidade de garrafas sem, no entanto, ter uma coleção fenomenal? As caves de vinho de conservação com uma capacidade entre 50 a 100 garrafas são feitas a pensar em si!

É um apaixonado pelo vinho, dispõe de uma coleção e quer consumir algumas garrafas de vinho de forma regular e deixar outras garrafas de vinho a envelhecer? Opte por uma cave de vinho com uma capacidade superior a 100 garrafas!

D. Acessórios

  • Prateleiras

As nossas caves de vinho dispõem de prateleiras amovíveis. Graças ao seu lado muito prático, poderá instalá-las conforme achar melhor e, consoante a sua pretensão, optar por dispor as suas garrafas na vertical, deitadas, empilhadas, etc. Caso tenha garrafas de maiores dimensões, estas prateleiras também permitirão que as armazene sem grande transtorno!

  • Filtros de carvão

Os filtros de carvão têm uma utilidade dupla: permitem tratar o ar para não alterar o vinho e impedir que os odores penetrem na cave de vinho.

3. Como instalar e cuidar da sua Cave de Vinho?

3.1. Instalação

As caves de vinho apresentam a vantagem de poder colocá-las onde quiser.
No entanto, recomenda-se que siga alguns conselhos para otimizar a sua utilização:
- Não coloque a sua cave de vinho numa divisão em que a temperatura exterior é inferior à temperatura de conservação das suas garrafas.
- A divisão escolhida deve ser bem ventilada.
- A cave de vinho deve encontrar-se afastada de qualquer fonte de calor ou humidade excessiva (evite as lavandarias, por exemplo).

Relativamente à primeira utilização, basta-lhe ligar a sua cave de vinho à tomada elétrica, idealmente 72 horas após receber a cave de vinho em sua casa (deixando-a sempre na vertical). Regule de seguida a temperatura e já está!

3.2. Manutenção

É aconselhável limpar semanalmente a sua cave de vinho removendo o pó com um pano macio, humedecendo-o apenas para limpar o exterior da sua cave de vinho.

Anualmente, recomenda-se que realize uma limpeza aprofundada para manter a cave de vinho em bom estado durante muito tempo. Retire as garrafas e limpe o interior e o exterior com uma esponja e sabão. Não utilize produtos de limpeza doméstica que poderão dar posteriormente um mau odor às suas garrafas.

Finalmente, limpe a grelha de ventilação com o auxílio de um pano seco.

Não deve negligenciar a substituição dos filtros de carvão. Idealmente, recomenda-se que os troque uma vez por ano.

4. Caves de Vinho JETFROST

A mestria da JETFROST compromete-se a simplificar o seu quotidiano oferecendo-lhe sempre a melhor relação de desempenho e preço. Descubra agora mesmo a nossa gama de caves de vinho e encontre o modelo que corresponderá às suas expetativas! Práticas e modernas, as nossas caves de vinho também são de alto rendimento! Oferecemos-lhe vários modelos: desde a cave de vinho de serviço compacta até ao modelo grande de cave de vinho de conservação, temos certamente a cave de vinho ideal para si!

Descubra também:

Guia de compra
Como escolher a sua estante?
Como escolher a sua estante?
Quer seja um leitor assíduo ou um amante de bibelôs de todo o género, a estante faz parte dos elementos incontornáveis e atemporais que equipam praticamente todas as casas. A diversidade dos formatos e dos estilos permite-lhe, por conseguinte, escolher uma estante que responderá na perfeição às suas necessidades e pretensões. Quais são os critérios a ter em consideração?
Guia de compra
Como escolher o seu móvel de TV?
Como escolher o seu móvel de TV?
A televisão impõe-se muitas vezes como o ponto focal da sala ou de um espaço de lazer sendo, portanto, essencial considerar este ponto para dispor de uma decoração harmoniosa. Quer queira dissimular o televisor no seu ambiente ou, pelo contrário, evidenciá-lo, a escolha de um móvel de TV adequado à sua decoração e ao seu orçamento será determinante. Quais são os critérios de seleção de um móvel de TV, e como escolher o modelo mais adequado às suas necessidades? Uma escolha mais complicada do que parece à primeira vista! Consulte os pontos abaixo, elaborados a pensar em si, pela Vente-Unique.
Guia de compra
Como escolher o seu aparador?
Como escolher o seu aparador?
Prático e sempre à mão de semear, o aparador etilo guarda-louça perdeu o seu aspeto maciço de outrora para adquirir um design mais moderno e leve, que pode encontrar o seu lugar sem grande dificuldade num interior de estilo moderno. A escolha do melhor aparador depende tanto das suas pretensões em termos de espaço de arrumação como das suas preferências estéticas. Abaixo, pode consultar um resumo completo, elaborado a pensar em si, pela Vente-Unique!

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias