Tenho de declarar uma pérgola na câmara municipal?
De um modo geral, uma pérgola com uma superfície igual ou inferior a 5 m² não necessita de autorização de planeamento. No entanto, algumas autoridades locais podem considerar que a sua construção é uma extensão da sua casa e, nesse caso, terá de pedir autorização para a instalar. Para saber se é necessário apresentar um pedido antes de instalar a sua pérgola, consulte o plano local de urbanismo do seu município.
Para uma pérgola de 5 m² a 20 m², é necessário obter uma autorização de planeamento antes de a instalar.
Para uma pérgola com mais de 20 m², é necessário obter uma autorização de construção.
Que madeira utilizar para uma pérgola?
A madeira utilizada para a pérgola deve cumprir determinados critérios para garantir uma estrutura sólida e duradoura, porque uma pérgola é um investimento a longo prazo. Deve ser capaz de resistir a todos os tipos de condições climatéricas, mas sobretudo às intempéries. Escolha espécies de madeira de alta densidade que são mais difíceis de deformar. O pinho, o cedro-vermelho, o carvalho e as madeiras exóticas são preferidos por muitos pela sua robustez, mas também pelo seu lado estético.
O que deve utilizar para cobrir uma pérgola?
Uma pérgola facilita o usufruto do seu espaço exterior, reduzindo a intensidade do sol, sem bloquear completamente os seus raios ou a chuva. Se quiser cobrir a sua pérgola para poder usufruir dela nos dias mais quentes do ano, ou para não ficar encharcado com uma chuva repentina, pode cobri-la. Existem várias opções ao seu dispor:
Descubra também:
Utilizamos cookies para lhe garantir a melhor navegação possível, para lhe propormos campanhas, promoções e serviços personalizados e para compilarmos estatísticas de visita com o intuito de melhorar a sua experiência.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais.
Continuar sem aceitar