A estruturação de um quarto de bebé não é necessariamente uma tarefa simples, sobretudo para os futuros pais, ainda inexperientes! Desde escolher o berço até aos espaços de arrumação, não esquecendo a decoração com acessórios mais subtis, nada lhe deve passar ao lado para oferecer ao recém-nascido um ninho aconchegante e no qual este se sentirá bem. Abaixo pode consultar todos os detalhes a rever para estruturar um quarto de bebé perfeito.

1. O berço e o parque

A escolha do berço para o bebé é crucial, dado que este móvel vai acolher as primeiras noites do bebé e proporcionar-lhe um ambiente seguro, geralmente até aos seus meses de idade. Poderá optar por diferentes modelos nas várias gamas de preço em oferta, incluindo os berços com rodas e berços basculantes. Altura ajustável, fixado na cama, cores bonitas... o berço é disponibilizado em muitos formatos, e tanto se adequa a um quarto de menino como a um quarto de menina.
 
Para conservar a sua serenidade, inclusive nos períodos em que o bebé não está a dormir, é igualmente recomendável adquirir um parque de bebé. O parque de bebé é um móvel com proteções onde pode ter o seu bebé totalmente seguro com os seus brinquedos: ideal para que o bebé não corra qualquer perigo sempre que tiver de virar as costas!

2. A cama e o colchão para o seu bebé

A partir dos seis meses, o bebé está numa idade de ter uma cama e um colchão a sério. Para selecionar a melhor roupa de cama para bebé, é essencial realizar as perguntas corretas e, em particular, definir durante quanto tempo o seu bebé utilizará a cama. Pode optar por uma cama pequena e temporária, a qual terá de trocar quando o seu filho fizer dois, três anos. A alternativa, todavia, é investir numa cama modular de criança, que tem a particularidade de ser modulável e de poder expandi-la progressivamente para acompanhar o crescimento do seu pequenote. Em última instância, esta opção permitir-lhe-á poupar dinheiro.

O mesmo pode ser constatado no colchão de bebé: alguns modelos padronizados adaptam-se a um formato específico de cama (60x120 ou 70x140 centímetros), mas outros são progressivamente desdobráveis para acompanharem a extensão de uma cama modular.

3. Os espaços de arrumação

Não vale a pena investir num guarda-roupa durante os primeiros anos do seu filho. O móvel mais adaptado para a arrumação é, de preferência, uma cómoda grande, dotada de vários espaços de arrumação, que sejam fáceis de abrir com uma mão. A aquisição de uma trocador, em particular, é a opção preferencial dos pais mais expeditos, que dispõem assim tanto de um espaço de arrumação como de um tampo acolchoado, muito prático para trocar a fralda do bebé sem grande alvoroço. Compete-lhe a si decidir se prefere colocar o trocador no quarto ou na casa de banho, consoante o que se adaptar melhor à sua forma de se organizar.
 
De modo geral, privilegie um trocador tão estável quanto robusto, que apresente uma certificação NF devidamente ajustada ao uso pretendido. Um modelo de fraca qualidade pode expô-lo a oscilações ou pior, a uma queda do bebé.

4. Por que decoração deve optar para um quarto de bebé?

Relativamente à decoração do quarto de bebé, como é óbvio, o principal ocupante do quarto ainda não tem idade suficiente para que saiba exatamente quais são as suas preferências e, por conseguinte, esta prende-se somente com agradar-lhe a si! Bem longe do cliché do quarto de menina 100% cor-de-rosa ou do quarto de menino azul-bebé do chão ao teto, a moda está acima de tudo nas cores e padrões tranquilizantes e unissexo. Uma predominância de branco dá, por exemplo, uma luminosidade muito agradável ao quarto, sem excluir os pequenos toques de cor e fantasia com adesivos de parede ou outras formas de decoração.
 
Alguns acessórios meticulosamente escolhidos encarregar-se-ão de dar o toque final. Assim sendo, não se esqueça de manter-se atento a um belo tapete de quarto de bebé: a diversidade dos modelos disponíveis permitir-lhe-á encontrar rapidamente o que procura. A complementação com uma cortina de quarto de bebé, com ilustrações joviais e pueris, também contribuirá muito para a atmosfera do quarto.

5. Brinquedos e acessórios

Antecipe sempre um espaço reservado às brincadeiras no quarto do pequenote. Entre os presentes dos que lhe são mais próximos e os seus respetivos, não lhe faltarão opções para preencher o espaço. Um conselho, ainda assim: certamente que um cavalo de baloiço o inspiraria, proporcionando quer horas de diversão ao seu filho como um charme antigo ao quarto.

A felicidade paira no ar enquanto organiza um quarto de bebé digno desse nome! Não defina limites e dê rédea solta à sua criatividade.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra