Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher o seu Sofá Convertível?

Transformar a sua sala em quarto é tão simples com o sofá convertível! Só lhe resta saber qual escolher e porquê? Mecanismo, tipo de cama, estilo, material, tamanho – esmiuçámos tudo ao mais ínfimo detalhe para si!
Guia para Ajudá-lo com a Compra e Manutenção do Sofá Convertível

1. Porque deve mudar de sofá convertível?

Há inúmeros motivos para mudar de sofá convertível - um novo estilo para a sua sala; novas necessidades ou deseja receber a família ou os amigos com uma cama extra; substituição de um modelo antigo de sofá muito desgastado; deseja ter um sofá um pouco superior com um sofá-cama com um colchão bultex ou um sofá convertível expresso com um mecanismo mais prático.

Atualmente, há uma variedade significativa de sistemas e de confortos de cama para os sofás convertíveis, os quais permitem, para todos os orçamentos e todas as finalidades, encontrar a felicidade. Desde o sofá-cama clic-clac ao sofá convertível expresso, sem esquecer o sofá-cama dobrável ou o sofá de canto convertível, este guia ajudá-lo-á a encontrar o Sofá Convertível que preencherá as suas medidas!

2. Como escolher o seu sofá convertível?

2.1 Quais são os elementos essenciais para escolher corretamente o seu sofá convertível?

A primeira questão a colocar aquando da escolha de um sofá convertível, é a utilização que pretende dar-lhe. De facto, dependendo se está à procura de um sofá-cama de cama ocasional ou de um sofá-cama de cama para o dia-a-dia, pode optar por diferentes tipos de sofás convertíveis.

Conforme o espaço que tiver disponível, deve escolher igualmente a dimensão do sofá convertível que melhor se adequa à sua situação. Um sofá de canto convertível ou um sofá convertível de 4 lugares para os espaços grandes ou, pelo contrário, um sofá convertível de 2 lugares, um sofá-cama clic-clac ou dobrável para os espaços mais pequenos.

Acima de tudo, um sofá convertível é um elemento central na sua decoração de interior! Por conseguinte, também é importante escolher um material e um estilo que se adequem ao seu gosto! Assim sendo, que sofá convertível irá escolher? Um sofá escandinavo? Um sofá Chesterfield em pele? Um sofá Club convertível? Um sofá de tecido? Ou talvez um sofá-cama clic-clac cinza?

2.2 Como escolher entre um sofá convertível com cama ocasional e um sofá convertível com cama para o dia-a-dia?

A. Quando devo optar por um sofá convertível de cama ocasional?

Quando procura uma cama extra e não dorme frequentemente no seu sofá convertível, consideramos que deve procurar um sofá convertível com uma cama ocasional. Neste caso, pode optar por um sofá convertível com um acolchoamento com menos de 12 cm de espessura e uma densidade inferior a 30 kg/m3.

Para um sofá convertível, onde dorme ocasionalmente, pode esquecer as características técnicas da cama e privilegiar o estilo do sofá!
Existem inúmeros modelos de sofá de canto convertível, sofá panorâmico convertível, sofá chesterfield convertível, sofá escandinavo convertível, sofá-cama de 3 lugares em pele, sofás convertíveis de 2 lugares em tecido, sofá-cama dobrável ou sofá-cama clic-clac.

B. Quando devo optar por um sofá convertível de cama quotidiana?

Se procura um sofá convertível para dormir diariamente ou muito regularmente, consideramos que deve procurar um sofá convertível com cama para o dia-a-dia. Neste caso, opte por um sofá convertível com uma cama com um colchão de espessura superior a 12 cm e com enchimento de espuma de alta resiliência com densidade igual ou superior a 30 kg/m3.

Para ainda maior conforto no quotidiano, escolha um sofá convertível expresso (ou sofá rápido) que lhe permite abrir facilmente o sofá convertível sem retirar as almofadas do encosto e do assento. Este sistema convertível expresso permite-lhe que deixe os lençóis e os cobertores no seu sofá-cama, oferecendo-lhe assim um verdadeiro ganho de espaço e tempo.

2.3 Que tamanho de sofá convertível se adapta melhor à minha sala ou ao meu quarto?

A. Que tipo de sofá convertível há para os orçamentos mais reduzidos (chaise-longues, sofás moduláveis, sofás sem apoio de braços, cadeirões convertíveis)?

Se deseja otimizar um espaço muito pequeno enquanto instala uma cama suplementar, para um quarto de criança ou num estúdio pequeno, por exemplo, pode optar por diferentes soluções. Compacto e fácil de abrir, o cadeirão convertível, a chaise-longue ou o sofá sem braços oferecem-lhe também uma cama ocasional. Caso contrário, pode optar por um pequeno sofá modulável que poderá configurar conforme desejar.

B. Porquê escolher um sofá convertível de 2 lugares (sofá-cama com cama de 120 x 180 cm)?

Para os espaços mais pequenos, escolha o sofá convertível de 2 lugares! Prático e compacto, o sofá-cama de 2 lugares permitir-lhe-á obter facilmente uma cama de 120 x 180 cm, ideal para 1 ou 2 pessoas!

C. Porquê escolher um sofá convertível de 3 lugares (sofá-cama com cama de 140 x 200 cm ou 140 x 180 cm)?

O sofá convertível de 3 lugares é perfeito para uma cama de 2 pessoas! De facto, com uma cama de 140 cm de largura por um comprimento de 200 cm, este sofá-cama enquadra-se perfeitamente nos padrões portugueses! Oferece, por conseguinte, um conforto de sono muito bom, sem ocupar tanto espaço, uma vez fechado, como um sofá de 3 lugares clássico.
Além disso, o sofá convertível de 3 lugares continua a ser uma peça incontornável devido às inúmeras opções em oferta: banco, clic-clac ou dobrável, sofá convertível expresso de 3 lugares, sofá convertível escandinavo de 3 lugares, sofá convertível club de 3 lugares...

D. Porquê escolher um sofá convertível de 4 lugares (sofá-cama com cama de 160 x 200 cm)?

O sofá convertível de 4 lugares, tão espaçoso quanto prático, pode convir a diferentes espaços: numa sala grande ou numa sala de tamanho médio. O seu principal atributo? Passa de sofá de 4 lugares para um sofá-cama "queen size" com um cama de 160 cm de largura! Um sono XL para um sofá convertível de 4 lugares que será particularmente apreciado pelos casais, dado que oferece maior conforto a ambos!

E. Porquê escolher um sofá de canto convertível ou um sofá panorâmico convertível?

Para os espaços grandes, o sofá de canto convertível oferece um grande assento, mas igualmente uma grande cama. O sofá de canto convertível revelar-se-á igualmente muito prático porque dispõe de um espaço de arrumação sob a chaise-longue.

Em média, um sofá de canto convertível mede 280 cm de comprimento por 180 cm de largura (chaise-longue) e 80 cm de altura.

Se está hesitante entre um sofá convertível de canto direito e um sofá convertível de canto esquerdo, há uma série de modelos de sofá de canto reversível que lhe permitem colocar a chaise-longue do sofá convertível à direita ou à esquerda em função das suas necessidades. Se, tal como nós, adora mudar o posicionamento dos móveis conforme as suas vontades, pode optar por um dos nossos sofás moduláveis convertíveis!

Ainda mais majestoso, o sofá panorâmico, o qual oferece inúmeros assentos, dispõe frequentemente de uma função convertível. Tirará assim partido de uma cama muito grande!

2.4 Que revestimento deve escolher para o seu sofá convertível?

Tal como em qualquer outro sofá, a escolha do revestimento do seu sofá convertível é importante e dependerá do seu estilo de vida, dos materiais que aprecia, da facilidade de limpeza que procura ter, mas também do estilo que pretende dar à sua decoração de interior.

A. Porquê escolher um sofá convertível de tecido?

Um sofá convertível de tecido é muito confortável e apresenta uma grande variedade de padrões e acabamentos. O sofá-cama convertível de tecido, como todos os outros sofás, pode ter diferentes composições para oferecer-lhe uma resistência e um conforto ideais. 

Os tipos de sofás convertíveis em tecido mais comuns são: o sofá convertível em microfibra (sensação de pele de pêssego, é muito fácil de limpar porque os líquidos deslizam ao invés de serem absorvidos pelo tecido), o sofá convertível em poliéster (muito resistente, além de se sujar menos do que os materiais naturais), o sofá convertível em algodão (material natural muito apreciado, com arejamento natural), o sofá convertível de veludo (muito macio e confortável, dá um visual acolhedor à sua decoração de interior).

O tecido do seu sofá convertível pode ter igualmente um acabamento impermeável para uma utilização muito prática no quotidiano, porque os líquidos derramados sobre a superfície do sofá convertível não são absorvidos, permitindo-lhe removê-los rápida e facilmente.

B. Porquê escolher um sofá convertível de pele sintética?

Mistura inteligente de poliuretano e tecido, a pele sintética tem o aspeto da pele e é agradável ao toque. Escolher este revestimento para o seu sofá convertível é a garantia de uma limpeza fácil para o seu dia-a-dia! Basta uma simples esponja para remover eventuais nódoas ou sujidade que se encontrem presentes no seu sofá convertível de pele sintética!

Este material é ideal para as famílias numerosas, para quem procura um sofá-cama muito económico ou para todos os que não querem perder muito tempo a limpar o seu sofá convertível!

C. Porquê escolher um sofá convertível em pele?

Para o seu sofá convertível, tal como para os outros sofás, poderá escolher entre diferentes tipos de pele. De facto, pode escolher entre um sofá convertível em pele de búfalo, um sofá convertível em pele plena flor, um sofá convertível em pele de bezerro, um sofá convertível em pele superior ou inclusive um sofá convertível em pele luxuosa! Mas como é que pode diferenciar um sofá convertível em pele plena flor de um sofá convertível em pele normal?

Em primeiro lugar, a pele é um material nobre, natural e resistente que assegura qualidade e longevidade aos seus sofás convertíveis. Distinguimos um sofá convertível em pele normal de um sofá convertível em pele superior ou de um sofá convertível em pele luxuosa através da espessura do pele utilizada. Um sofá convertível em pele superior terá uma pele com uma espessura entre 1,1 e 1,3 mm, enquanto um sofá convertível em pele luxuosa terá uma espessura entre 1,3 e 1,5 mm. A pele plena flor de um sofá convertível é uma pele particularmente macia e agradável ao toque, porque provém da primeira camada de pele e transparece o seu grão natural.


Para satisfazer todos os seus desejos decorativos, os nossos sofás convertíveis em pele são disponibilizados em diferentes cores: preto, branco, castanho, cinza, vermelho...

2.5 Cada um com o seu estilo - quais são os diferentes estilos de design de sofá convertível?

A escolha do seu sofá convertível dependerá igualmente do estilo que deseja dar à sua decoração de interior. Oferecemos-lhe sofás convertíveis de todos os estilos: sofá convertível contemporâneo, sofá convertível escandinavo, sofá convertível conceptual, oferecendo-lhe inclusive sofás convertíveis Chesterfield ou sofás convertíveis club: 2 modelos míticos de sofás convertíveis.

Todos os estilos apresentam a função convertível, permitindo-lhe que encontre facilmente o SOFÁ CONVERTÍVEL com que sempre sonhou!

3. Que sistema de cama escolher para o seu sofá convertível?

3.1 Como instalar o seu sofá convertível expresso?

O mecanismo convertível expresso, do seu sofá convertível (ou sofá rápido), é o mais simples dos mecanismos, mas igualmente o que oferece maior conforto.

O sofá convertível expresso será do seu agrado porque se transforma de sofá em cama em meros segundos e sem qualquer esforço. Não terá a necessidade de retirar as almofadas do encosto nem as almofadas do assento para transformar o seu sofá convertível em cama. Basta-lhe puxar o encosto para abrir o colchão do sofá convertível expresso. Também designado por sofá convertível rápido, o sofá convertível expresso dispõe de um sistema de conversão topo de gama.

Nos sofás convertíveis, o sofá convertível expresso está equipado com um colchão verdadeiro e permite usufruir de uma cama no dia-a-dia. Também é possível deixar os lençóis e os coberturas no seu sofá-cama quando voltar a colocá-lo na posição de sofá, oferecendo-lhe assim um ganho de espaço.

3.2 Como instalar o seu sofá convertível Clic-clac?

O sofá-cama "clic-clac", também designado de banco clic-clac, é um mecanismo de conversão equipado com um sistema de 2 dobras que se abrem rebatendo o encosto e transformando-se em cama em alguns segundos. Este sofá-cama é muito fácil e rápido de utilizar. Oferece, geralmente, um espaço de arrumação sob o assento que lhe permite guardar os seus edredões e almofadas sob o sofá-cama clic-clac. A sua cama paralela à parede permite reduzir o espaço que ocuparia na sua divisão. Além disso, o sistema convertível clic-clac permite ter uma cama extra muito económica.

3.3 Como instalar o seu sofá convertível dobrável?

O mecanismo do sofá dobrável, ou banco dobrável, é um sistema de 3 dobras que se abrem em acordeão. Para abrir um sofá dobrável, basta-lhe puxar o assento do seu sofá-cama dobrável. Para voltar à posição de sofá do sofá dobrável, só tem de erguer ligeiramente o assento e empurrá-lo na direção da parede. O banco-cama dobrável permite dispor de uma cama perpendicular à parede. Geralmente equipado com um colchão verdadeiro, o sofá dobrável é uma solução confortável. Além disso, há inúmeros modelos de sofás dobráveis muito económicos!

3.4 Como instalar o seu sofá convertível cama gaveta?

Para dispor de uma cama extra, agrada-nos particularmente o sofá convertível com sistema de gaveta. De facto, ainda que este tipo de sofá convertível não disponha de um colchão verdadeiro, o mesmo é extremamente simples de utilizar: para abrir o sofá convertível de gaveta basta pegar na pequena cinta sob o assento e puxar a gaveta na sua direção. Geralmente, encontramos este tipo de sistema nos sofás convertíveis grandes: sofás de canto convertíveis, sofás panorâmicos convertíveis, sofás de canto convertíveis e reversíveis ou sofás convertíveis moduláveis.

A vantagem do sofá convertível de gaveta é que não oferece qualquer constrangimento físico à estética do sofá convertível, porque não precisa de ter um colchão. Pode escolher o estilo com que sempre sonhou para a sua decoração de interior e beneficiar ainda de um verdadeiro sofá convertível, que se transforma numa cama espaçosa, para receber os seus amigos ou familiares.

4. Os sofás convertíveis da marca Linea Sofa

A coleção de sofás convertíveis LINEA SOFA responde aos desejos de conforto e de estética de quem procura sofás convertíveis excecionais. Especializada no design de salas topo de gama, a marca LINEA SOFA acrescenta personalidade à sua decoração de interior! É dedicado um cuidado extremo ao fabrico destes sofás convertíveis de luxo com acabamentos irrepreensíveis, concebidos exclusivamente com materiais nobres. Sempre na linha da frente das últimas tendências, a LINEA SOFA oferece continuamente coleções tão funcionais quanto estéticas, com uma gama de cores inovadoras.

Descubra também:

Guia de compra
Como escolher a sua poltrona?
Como escolher a sua poltrona?
Uma boa poltrona de sala deve desempenhar duas funções simultaneamente: oferecer um ninho aconchegante e confortável para todas as suas sestas, mas também complementar com vitalidade e personalidade a sua decoração de interior! Hoje em dia, a variedade de estilos, materiais e de configurações permite-lhe idealizar um canto de descontração, sob medida, para a sua sala. Abaixo, pode consultar um resumo completo, elaborado a pensar em si, pela Vente-Unique.
Guia de compra
Como escolher o seu Cadeirão Relax ou de Massagem?
Como escolher o seu Cadeirão Relax ou de Massagem?
Saborear um livro ou um bom filme enquanto está sentado e depois reclinar-se um pouco mais para usufruir de uma tranquila sesta reparadora… O cadeirão relax tem inúmeros admiradores, que apreciam a sua grande polivalência no quotidiano e, acima de tudo, o seu absoluto conforto. Mas é importante efetuar uma boa escolha para evitar desiludir-se. Qual é o cadeirão relax ideal para si?
Guia de compra
Como escolher o seu Sofá Relax?
Como escolher o seu Sofá Relax?
A sala é uma das principais divisões da casa, por conseguinte, é importante escolher o sofá que responderá perfeitamente às suas expetativas. Se procura um sofá confortável para relaxar no dia-a-dia, o sofá relax será perfeito para si! Equipado com um ou vários assentos relax conforme os modelos, pode elevar o apoio de pés e rebater o encosto para obter uma posição praticamente horizontal. O sofá relax é disponibilizado com um mecanismo relax manual ou com um mecanismo relax elétrico, para ir de encontro a todos os seus desejos e a todos os orçamentos!

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias