Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher o seu Colchão?

Como escolher o meu colchão? Uma pergunta que passa pela cabeça de todos nós durante a nossa vida. A vida útil de um colchão é de sensivelmente dez anos, considerando que passamos cerca de 1/3 da nossa vida na cama, é importante efetuar uma escolha ponderada e sensata! Porque é que devo trocar de colchão? Qual a tecnologia que devo escolher tendo em consideração as posições em que tenho por hábito dormir, a minha morfologia, as minhas necessidades de conforto e firmeza, a independência do sono de que preciso ou o espaço que tenho para dormir? Descubra igualmente como cuidar e colocar o seu colchão, para além das diferentes marcas de colchões oferecidas em Vente-Unique.pt.
Guia para Comprar e Cuidar do seu Colchão

1. Porque é que devo trocar de colchão?

Mudar de colchão faz ganhar, em média, 53 minutos de sono por noite!

De facto, há menos microdespertares porque quando está confortavelmente deitado, não sente tanta necessidade de mudar de posição.

Geralmente, a vida útil de um colchão é de sensivelmente 10 anos, significando que ao adquirir um colchão estará a realizar um investimento para as próximas 3650 noites ou cerca de 30 000 horas... Neste período de tempo, movimentar-se-á cerca de 40 vezes por noite, assim sendo, o seu colchão e o seu estrado terão de suportar sensivelmente 150 000 movimentos!

Mudar de colchão é, também, uma questão de higiene: perdemos, em média, 0,4 litros de transpiração por noite, o que perfaz 146 litros por ano!!!

Alguns dos sinais de desgaste que demonstram que está na altura de trocar de colchão:

  • Sente dores nas costas quando acorda de manhã;
  • Sente covas ou papos em determinados locais do seu colchão;
  • Se as costuras estiverem a esfiar ou rompidas, o interior do colchão também poderá apresentar um grande desgaste;
  • Quando se deita, o seu corpo afunda-se em demasia;
  • Quando se senta numa das extremidades do colchão, o colchão não regressa à forma inicial;
  • A sua cama tem mais de 10 anos.

2. Como escolher o seu colchão?

Um colchão é composto por várias camadas:

  • A) O cotim: tecido que cobre o colchão. Pode apresentar tratamento antimofo, antiácaros e antibacteriano.
  • B) Enchimento (ou acolhimento): camadas dos materiais mais próximos do corpo, entre o núcleo e o cotim.
  • C) Núcleo (ou apoio): é a parte central do colchão, desempenhando o papel de suspensão para suportar o seu peso. É o critério mais importante para escolher o seu colchão.

2.1 Núcleo ou apoio

Existem três tipos de materiais, ou tecnologias, utilizadas para o núcleo: espuma, látex ou molas.

A. Espuma: oferece uma boa relação qualidade-preço

Como escolher a espuma?

Quanto maior for a densidade (kg/m3) da espuma, melhor será a qualidade do sono.

Espuma viscoelástica (ou espuma de memória) ≥ 50kg/m3

Assumindo os mais ínfimos contornos do seu corpo, esta espuma reduz os pontos de pressão e evita o desconforto que o faz trocar continuamente de posição enquanto dorme.

Espuma de alta resiliência «HR» entre 30 kg/m3 e 50 kg/m3

De alta densidade, esta espuma dispõe melhor as formas do corpo do que uma espuma de poliéster, proporcionando um apoio mais preciso. Extremamente elástica, esta espuma faculta um conforto muito dinâmico.

Espuma de poliéster entre 20 e 30 kg/m3

Esta tecnologia pode representar uma boa relação qualidade-preço para a sua primeira cama, quando o orçamento é mais limitado, ou inclusive para dispor simplesmente de uma cama extra.

A «espuma Aerotex» é uma tecnologia desenvolvida pela Dunlopillo.

É uma combinação de látex denso e alveolado com espuma de poliuretano. Esta tecnologia promove a descontração e o sono devido ao grande conforto e durabilidade.

 

A tecnologia «Bultex nano» é desenvolvida pela marca Bultex.

O Bultex nano é o material de última geração da Bultex: alta resiliência, mais leve, com propriedades de conforto e durabilidade sem precedentes. A nova estrutura molecular dos alvéolos oferece-lhe um conforto como nunca antes sentiu. Um material cujos pontos fortes são a leveza e, acima de tudo, a qualidade!

B. Látex: colchões salubres, flexíveis e indeformáveis

Em primeira instância, o látex é uma espuma de origem vegetal obtida a partir da seiva das héveas, no entanto, também pode encontrar látex de origem sintética. É um material naturalmente hipoalergénico.

  • Vantagens: Higiénico, flexível e indeformável, o látex adapta-se na perfeição à morfologia do seu corpo.
  • Como escolher? A qualidade do apoio e a firmeza do colchão aumentam consoante a densidade do látex (kg/m3) e a espessura do bloco de látex.
  • Os alvéolos do látex asseguram uma boa ventilação do colchão garantindo a independência do sono. Permitem igualmente uma compartimentação do colchão.
  • Pode optar por colchões de látex com uma mistura de espuma ou por colchões 100% látex.

C. Molas: uma boa independência do sono e uma aeração ideal

Vantagem da tecnologia de molas:

Arejados naturalmente, os colchões de molas proporcionam uma higiene excelenteExtremamente resilientes, serão apreciados por quem se mexe muito durante o sono.

Como escolher?

qualidade da suspensão depende do número de molas (para molas bicónicas e ensacadas: quanto maior o número de molas, mais preciso é o apoio) e do diâmetro do arame utilizado.

Existem vários tipos de molas: molas ensacadas, molas bicónicas, molas multi-ativas e molas multi-espirais

Molas ensacadas

As molas ensacadas representam a tecnologia de ponta no que às molas diz respeito: cada mola é incluída num saco individual fechado, permitindo que estas se movam individualmente, oferecendo um apoio ponto por ponto muito preciso e uma excelente independência do sono.

Molas bicónicas ou bonnel

São molas em forma de espiral ligadas entre si por arames de aço. Naturalmente arejados, os colchões de molas proporcionam uma higiene excelente. Extremamente resilientes, serão muito apreciados pelas pessas que se mexem muito enquanto dormem.

Molas Epeda

Molas multi-espirais: esta tecnologia patenteada, composta por uma sucessão de molas, oferece-lhe um apoio ativo do corpo e uma aeração ideal, proporcionando um bom relaxamento muscular. As pressões exercidas pelo corpo são absorvidas e, posteriormente, progressivamente resituídas.

Molas multi-ativas: esta inovação tecnológica patenteada, composta por uma suspensão de molas com zonas de amortecimento, oferece-lhe um apoio ativo do corpo e uma repartição homogénea das pressões exercidas pelo corpo, proporcionando-lhe uma independência total do sono e um relaxamento muscular ideal.

2.2 Os diferentes tipos de acolhimento

O enchimento permite que sinta um conforto imediato mal se deita: estamos a falar do acolhimento. Este determina o conforto do colchão, em função da qualidade e da quantidade dos materiais utilizados: quanto mais espesso for o enchimento e composto por materiais diferentes e nobres, melhor será a qualidade do colchão.

Conforto de memória: espuma ou gel de memória?

Fruto das mais recentes inovações no fabrico de camas, a espuma e o gel vicoelástico adaptam-se a todas as formas do seu corpo e permitem que os músculos das suas costas relaxem plenamente enquanto dorme. Acabaram-se as dores ao acordar, mergulhe num ninho de bem-estar!

A distinção entre a espuma e o gel de memória efetua-se ao nível da temperatura sentida.

A espuma de memória tende a aquecer sendo, portanto, perfeita para os friorentos ou para as regiões mais frias, enquanto o gel de memória beneficia das mesmas vantagens, mas proporciona uma sensação de frescura ao toque, sendo preferível para as regiões mais quentes ou se tiver muito calor enquanto dorme.

Acolhimento de látex

Pode associar os benefícios do látex, toque sedoso, alta resiliência, flexão progressiva, apoio homogéneo de cada mm² do corpo, boa independência do sono, com uma outra tecnologia e, assim, tirar partido de múltiplas vantagens. Ideal para quem tem uma tendência de sentir calor enquanto dorme e prefere evitar a memória de forma! Por exemplo, combinar o acolhimento de látex com o núcleo de espuma de alta resiliência "HR" ou com o núcleo de molas ensacadas.

Lado de Verão/ Lado de Inverno

Para maior conforto, pode optar por um colchão equipado com um lado de inverno (sempre no lado em que se encontra a etiqueta do fabricante) que retém o calor, e com um lado de verão que favorece a dissipação da humidade.

Enchimentos com materiais naturais

  • Algodão: hidrofílico, favorece a absorção da humidade e não retem o calor.
  • : conserva o calor. Naturalmente muito resiliente, assegura um acolhimento muito confortável de forma duradoura.
  • Linho: reconhecido desde tempos imemoráveis pela sua resistência e pela frescura que proporciona.
  • Seda: leve e fina, a seda é um dos únicos materiais termorreguladores que proporciona calor no inverno e frescura no verão.

2.3 Posição enquanto dorme

Que colchão escolher se durme preferencialmente de lado ou que colchão escolher caso se mexa muito?

A tecnologia de molas ensacadas é a mais adequada para a sua posição. Dê preferência ao epíteto das molas: as molas ensacadas. Cada mola é incluída num saco fechado, permitindo que se movam inividualmente, oferecendo um apoio ponto por ponto muito preciso e uma excelente independência do sono.

Também pode optar pela espuma de alta resiliência. De qualquer das formas, se se mexe muito enquanto dorme, ou se tem de partilhar a sua cama com a sua cara-metade, evite as molas Bonnel, estas não proporcionam uma boa independência do sono.

Que colchão escolher se dorme de barriga para cima ou que colchão escolher caso durma de barriga para baixo?

A tecnologia látex é a mais adequado para a sua posição. De facto, o látex possui as seguintes qualidades: toque suave, alta resiliência, flexão progressiva, apoio homogéneo de cada mm² do corpo e uma excelente independência do sono.

Se dorme de barriga para baixo, evite os colchões com acolhimento de espuma de memória, se ainda assim quiser usufruir de um acolhimento envolvente, privilegie os colchões com acolhimento de gel de memória.

2.4 Conforto e firmeza

Quanto tempo é necessário para desfrutar do conforto de um colchão?

É praticamente impossível conseguir ter a verdadeira perceção do conforto de um colchão quando se dirige a uma loja e se deita alguns minutos sobre o mesmo, já para não falar que não o vai fazer com o pijama vestido e, muito provavelmente, fá-lo-á calçado. O seu corpo precisa de várias noites para se habituar a um colchão novo e apreciar todo o seu conforto.

Acima de tudo, escolha um colchão com a firmeza adequada para a sua morfologia.

Graças à nossa tabela, tem acesso a uma forma simplificada para determinar a firmeza que lhe dará o apoio mais adequado.

Se a sua morfologia não corresponde à da sua cara-metade, privilegie um colchão com boa independência de sono.

Zonas de firmeza

Os colchões que apresentam zonas de sono são colchões com zonas adaptadas a cada parte do nosso corpo.

O princípio da divisão por zonas tem como finalidade variar a resiliência consoante as zonas de apoio (flexível nos pés e na cabeça e firme na zona do tronco) recorrendo a espumas com diferentes densidades ou molas diferentes para manter o corpo perfeitamente horizontal.

2.5 Independência do sono

Uma boa independência do sono, é ou não importante?

Em média, viramo-nos 40 vezes por noite. Para usufruir de noites serenas em casal, privilegie um colchão com boa independência do sono.

Quanto mais forte, menos sentirá os movimentos da sua cara-metade. Este critério é particularmente importante se a sua cara-metade se mexer muito, ou se houver uma grande diferença de peso ou morfológica entre os dois.

2.6 Que tamanho escolher?

1 pessoa (solteiro)

Dorme sozinho e tem um tamanho médio: um colchão de 90 x 190 cm é o suficiente, a não ser que seja um fã do espaço e do conforto absoluto, que prefere um colchão de casal. O colchão de 90x190 cm é o tamanho habitual em Portugal para as crianças e adolescentes.

2 pessoas standard (casal)

Quanto maior for o colchão, menos se sentirá prejudicado pelos movimentos durante o sono da sua cara-metade. No entanto, o tamanho de colchão mais comum em Portugal continua a ser o de 140x190 cm.

3. Como cuidar / colocar o seu colchão?

Pode adotar vários hábitos para manter o seu colchão como novo e conservar todo o seu conforto durante muitos anos:

Areje diariamente o seu quarto.

Os colchões e sommiers devem respirar e eliminar a humidade corporal acumulada durante a noite.

Graças às novas bandas em tecido 3D, a aeração é otimizada!

Os enchimentos dos colchões em fibras naturais ou exóticas, como o bamby, regulam naturalmente a temperatura do colchão proporcionando uma excelente transferência da humidade.

4. Marcas de colchões

Descubra também:

Guia de compra
Como escolher a sua Cama de Criança?
Como escolher a sua Cama de Criança?
Estamos dispostos a tudo para que os nossos pequenotes durmam o melhor possível! Se procura uma cama para que durmam tranquilamente, para os acompanhar durante o crescimento ou para os fazer sonhar, um beliche ou uma cama alta, a solução existe e encontra-se neste guia de compra!
Guia de compra
Como escolher a sua Cama de Adulto?
Como escolher a sua Cama de Adulto?
Peça central do seu quarto, a escolha da estrutura da sua cama dará todo o caráter a esta divisão de repouso! As nossas camas de casal são disponibilizadas em inúmeros estilos, materiais e especificidades, para usufruir de uma grande escolha a preço de desconto! Opte por uma cama de tecido para dar um toque escandinavo ao seu quarto ou pela madeira exótica para alcançar um estilo étnico chique, tudo é possível, o quarto dos seus sonhos encontra-se, sem dúvida alguma, nas linhas deste guia!
Guia de compra
Como escolher o seu Armário?
Como escolher o seu Armário?
Se sabe sempre bem comprar roupas novas, ter um móvel prático e apelativo para as arrumar sabe ainda melhor! Oferecemos-lhe uma enorme variedade de armários e roupeiros, de diferentes materiais e estilos, a preços de desconto! Desta forma, dispõe de um vasto conjunto de opções para decorar tanto um quarto de adulto como um quarto de criança. Aproveite esta oportunidade única e tenha o roupeiro com que sempre sonhou! Siga os nossos conselhos para adquirir o seu próximo armário ou roupeiro! A sua roupa agradecer-lhe-á!

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias