Como escolher o seu abrigo de jardim?

É difícil de arrumar todas as ferramentas necessárias para uma boa manutenção do jardim na garagem ou na cave, onde se incluem como é óbvio o corta-relva e outros equipamentos volumosos. A solução? O abrigo de jardim, como é evidente! Mas atenção, certifique-se de que escolhe um modelo em conformidade com as suas necessidades e também com a regulamentação local.

Que material para o seu abrigo de jardim?

Toda a gente tem espontaneamente na cabeça a imagem do abrigo de jardim em madeira, com um visual simpático de pequeno chalé de montanha, e é verdade que este modelo continua a recolher a preferência da maioria dos compradores. Tão prático quanto estético, este tipo de abrigo encontra facilmente o seu lugar no jardim, mas requer um pouco mais de manutenção do que as outras variantes.

abrigo de jardim em metal, com o seu falso ar de mini barracão agrícola, pode ser dissuasor à primeira vista, mas compensa o seu fraco poder estético com uma grande facilidade de montagem, uma durabilidade comprovada e uma manutenção quase inexistente. Finalmente, o abrigo de jardim em PVC, pode constituir um bom compromisso entre os dois caso opte por uma imitação da madeira. No entanto, certifique-se de que optar por um PVC de qualidade, que resistirá aos efeitos nocivos e descolorantes dos raios UV. Também é recomendado para preservar as suas preciosas ferramentas da humidade!

Qual deve ser a área?

Prefere optar por um abrigo mais pequeno ao invés de um abrigo de jardim maior ? Desde menos de 5 m² até mais de 20 m², há uma grande diversidade de áreas disponíveis, se bem que pode facilmente optar por um mini abrigo que serve perfeitamente para abrigar uma panóplia de ferramentas ou por um verdadeiro anexo de luxo para a sua casa!


Atenção contudo: a escolha da área tem implicações na regulamentação aplicável. Pode ser interessar optar por um abrigo de jardim mais barato em que a área no solo não ultrapasse os 5 m²: neste caso, está isento de todas as obrigações de declaração. Entre os 5 e os 20 m², é necessário declarar a aplicação do mesmo. Finalmente, acima dos 20 m², torna-se necessário solicitar uma permissão de construção, com restrições formais mais pesadas.

Não se esqueça, finalmente, de verificar os requisitos em particular previstos pelo seu plano diretor municipal (PDM). Este documento pode, em particular, impor-lhe uma determinada estética (abrigo de madeira obrigatório etc.).

Que tipo de telhado?

A inclinação do telhado do seu futuro abrigo de jardim terá uma incidência garantida sobre a sua estética. Há três variantes disponíveis: 

- O abrigo de jardim de telhado com dupla inclinação imita o aspeto de uma casa ou de um chalé e apresenta uma repartição mais harmoniosa do espaço de arrumação no interior deste.

- O abrigo de jardim de telhado com uma única inclinação é uma escolha inteligente em determinadas configurações e, particularmente, se este for colocado contra uma parede.

- O abrigo de jardim de telhado plano, finalmente, maximiza o espaço disponível no interior graças à ausência total de uma inclinação. Esta conceção mais complexa traduz-se num custo mais elevado e num risco acrescido de infiltrações.

Com ou sem soalho?

Nem todos os abrigos de jardim dispõem necessariamente de um soalho e é-lhe perfeitamente possível poupar optando por um modelo de abrigo de jardim mais barato pousado direitamente sobre a terra. Tudo depende da natureza e do valor do material a arrumar, além da utilização prevista para o abrigo.

As ferramentas e os equipamentos guardados não podem ganhar humidade? Não planeou colocar uma base de cimento sob o abrigo? Escolha neste caso, e de preferência, um modelo equipado com soalho. Madeira, PVC ou linóleo, estes são disponibilizados em vários materiais!

Com que preço contar para um bom abrigo de jardim?

Desde a arrecadação até ao chalé de luxo, ou seja, podemos dizer que os preços dos abrigos de jardim variam em grande escala. Conte com entre 150 e 400 € para um modelo de baixa gama, sendo que os abrigos de alta gama podem facilmente ultrapassar a marca dos 2000 €.

Já está a visualizar o seu novo abrigo de jardim? Nesse caso, tire partido da variedade em oferta disponível na Vente-Unique para fazer a sua escolha.

Descubra também:

Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra