Como escolher a sua mesa de jantar?

Central e muito simplesmente incontornável, a mesa de jantar acolhe todas as refeições da família, mas também jogos de tabuleiro improvisados, as discussões impetuosas e todos os pequenos momentos da vida do quotidiano. Não deixe a sua escolha ao acaso! Abaixo, encontrará um guia completo para selecionar o modelo mais adequado para o interior da sua casa.

1. Forma, tamanho e número de lugares

A escolha da melhor mesa de jantar depende, evidentemente e acima de tudo, da configuração da divisão que a vai acolher. De qualquer das formas, e como regra dourada, deverá dispor de um espaço 70 centímetros, no mínimo, em torno da mesa, para não fazer com que cada vez que se levanta ou senta seja uma experiência penosa e trabalhosa.

Numa divisão pequena, uma mesa quadrada ou inclusive uma mesa redonda extensível podem ser úteis dado que ocupam um espaço reduzido onde não recebe ninguém. Para um casal sem filhos, uma mesa redonda de 70 centímetros de diâmetro é o suficiente. Para 4 pessoas, opte por um modelo cujo diâmetro seja de pelo menos 120 centímetros.

Prefere optar por uma mesa de jantar retangular? Um modelo normal de 6 lugares apresenta tipicamente um comprimento de 140 centímetros. Conte, de seguida, com 20 centímetros suplementares para acrescentar 2 lugares, por exemplo, 160 centímetros para 8 pessoas. Aqui, uma mesa com extensão também constitui a melhor escolha para acolher ocasionalmente os convidados.

Finalmente, a compra de uma mesa alta, a condizer com os seus bancos, pode constituir uma verdadeira mais-valia de charme para o canto dedicado às suas refeições na sua cozinha ou numa sala de jantar pequena.

2. De que material?

A escolha do material da sua mesa de cozinha ou de sala de jantar terá um impacto profundo no ambiente dessa divisão. A madeira, com o aspeto simples e caloroso, será a sua mais-valia para criar uma atmosfera clássica ou mais rústica, dependendo da essência e do aspeto mais ou menos maciço. Uma mesa em vidro encontrará naturalmente o seu lugar num interior mais moderno e aperfeiçoado, e tem como principais vantagens o facto de não escurecer a divisão e de apresentar um visual muito leve.

Obviamente que é possível optar por outras soluções: as mesas de jantar em PVC encontram o seu "lugar à mesa" devido ao seu preço baixo e ao seu peso leve, tornando-as práticas para uso quotidiano, por exemplo no que diz respeito à limpeza. Por outro lado, as mesas em metal tiram partido do charme do ferro forjado, mas também do aço ou do latão e têm por norma associar um tampo de vidro temperado, proporcionando o mais belo efeito.

3. Opções e modularidade das nossas mesas de jantar

Procura um novo conjunto mesa e cadeiras de sala de jantar? A diversidade dos modelos disponíveis permite-lhe encontrar um produto quase sob medida, com opções requintadamente adaptadas às suas necessidades. Inúmeras mesas de jantar incluem também gavetas, podendo constituir um atributo elegante para arrumar os talheres e toalhas de mesa.

Conforme supracitado, a escolha de uma mesa de jantar extensível  também constitui uma opção a considerar com muita seriedade, dado que lhe permite limitar o tamanho que o móvel ocupa no seu dia-a-dia enquanto conserva a capacidade de acolher um maior número de convidados. O apelo das mesas dobráveis fala por si: a compra deste tipo de modelo permite ajustar o móvel em conformidade com os eventos, permitindo que arrume a sua mesa conforme pretender e ganhar espaço em breves minutos. As mesas de tampo elevável também apresenta uma flexibilidade interessante: alternadamente mesa de centro ou mesa de jantar, estas adaptar-se-ão perfeitamente às divisões mais diminutas.

4. Que estilo escolher para uma mesa de jantar?

Todos os estilos podem ser considerados para a escolha de uma mesa, o essencial é, evidentemente, que o seu estilo esteja em harmonia com a divisão onde a vai colocar. Uma mesa de jantar branca pode integrar-se de forma muito discreta numa decoração de interior design ou contemporânea, mas também numa divisão cuja atmosfera seja mais escandinava. 

As mesas de estilo industrialvintage ou étnico, no que lhes diz respeito, encontram rapidamente o seu lugar numa sala de espírito boémio. Não se esqueça que, por outro lado, a personalidade da mesa pode ser reforçada pela escolha de uma toalha de mesa de cores e padrões adequados a esta!

5. Qual é o preço de uma mesa de jantar?

Como sempre, no que diz respeito à decoração de interiores, e em função das suas exigências e preferências, o preço de uma mesa de jantar poderá ir do económico a dez vezes mais! Os modelos de preço mais acessível, recomendáveis, por exemplo, para a casa de um estudante ou qualquer outra necessidade básica, vão dos 69 aos 199 €, limitando-o, na maioria dos casos, a uma mesa de 4 ou 6 lugares. As mesas mais exclusivas, por outro lado, podem ver os seus preços ascender até aos 1000 €.
Resta-nos dizer-lhe que encontrará uma vasta escolha aqui, na Vente-Unique, para encontrar o modelo que corresponde ao seu orçamento e às suas vontades!

Descubra também:

Inspirações
Guia de compra
Guia de compra
Guia de compra