Conselhos e encomenda: 304 500 095

Como escolher a sua Cama de Criança?

Estamos dispostos a tudo para que os nossos pequenotes durmam o melhor possível! Se procura uma cama para que durmam tranquilamente, para os acompanhar durante o crescimento ou para os fazer sonhar, um beliche ou uma cama alta, a solução existe e encontra-se neste guia de compra!
Guia para Ajudá-lo com a Compra e Manutenção de Camas de Criança

1. Porque deve mudar a cama dos seus filhos?

Há vários motivos que o podem levar a querer mudar a cama dos seus filhos: a idade do seu filho, o espaço de que dispõe ou inclusive apenas a estética da sua cama de criança.

  • A idade do seu filho:

O seu filho cresce e, pouco a pouco, vão surgindo novas necessidades. No que há cama diz respeito, uma criança tem diferentes necessidades conforme a sua idade. Por conseguinte, a sua cama deve acompanhar o seu crescimento. Por volta dos 2 ou 3 anos, o berço pode começar a fazer com que se sinta demasiado constrangido de movimentos e também o faze sentir, por exemplo, ao subir as barras de proteção do berço. Estará na altura, portanto, de começar a procurar uma nova cama, mais adequada para a sua idade. O facto de mudar de cama pode ter um impacto no sono do seu filho, portanto, é boa ideia falar com ele para evitar qualquer tipo de perturbação.
Inicialmente, e para proporcionar uma transição suave, pode optar pelas camas de criança com pequenas barras laterais que protegerão o seu filho!
 
Durante a adolescência, este padrão também se poderá repetir! O seu filho cresce rapidamente nesta fase e pode começar a sentir que tem pouco espaço na sua cama de criança. Neste caso, existem camas altas de casal que lhe permitirão manter o espaço disponível no seu quarto! Também pode optar por mudar para uma cama de adulto.

  • O espaço de que dispõe:

Para que os nossos pequenotes desabrochem em pleno no seu quarto, é importante que tenham o máximo espaço possível! As camas de criança disponibilizam inúmeras soluções para poupar ao máximo! Beliches, camas altas, com arrumação integrada, tudo é pensado para otimizar ao máximo os metros quadrados do quarto dos nossos filhos, assim sendo, porque haveria de privar-se dessa vantagem?!

  • A estética:

É verdade que as crianças crescem depressa e que é necessário trocar de cama várias vezes, mas porque é que haveria de ignorar o aspeto estético quando há inúmeras camas de criança a preços baixos e que embelezarão o quarto e as noites dos nossos anjinhos? Em todas as cores, em todas as formas e tamanhos, em todos os estilos, há todo um sem-fim de possibilidades de camas de criança para um quarto que nem eles conseguem imaginar! 

2. Como escolher a cama dos seus filhos?

Eis alguns dos critérios que deve ter em consideração para escolher a melhor cama para os seus filhos.

2.1 Idade dos seus filhos

Para escolher uma cama para o seu filho, é importante ter em consideração a sua idade. Para as crianças mais pequenas, que estão a acabar de sair do berço, dê preferência a camas com barreiras de proteção nas laterais.
Também se recomenda que evite as camas mais altas para crianças com menos de 6 anos.

2.2 Estilos de camas de criança

Há diferentes estilos de camas de criança. Escolha entre todos os disponíveis aquele que corresponde melhor às necessidades do seu filho.

A. Cama alta de criança

Se o tamanho do quarto do seu filho for um pouco reduzido e o seu filho tiver mais de 6 anos de idade, uma cama alta pode permitir que liberte algum espaço sob a cama. Algumas camas altas têm inclusive alguns extras incluídos, podendo incluir secretária e/ou espaços de arrumação adicionais. Alguns modelos integram inclusive um banco convertível em cama de casal sob a cama alta!

Para os adolescentes, estas camas altas também são disponibilizadas numa versão de 2 lugares. Estas camas altas de casal apresentam uma cama de 140x190 cm para proporcionar um maior conforto enquanto dormem.

Para reforçar a segurança, confirme também a carga máxima suportada pela cama, bem como a altura máxima do colchão da cama alta.

B. Beliche de criança

Tem dois filhos que precisam de dormir no mesmo quarto? Quer que o seu filho receba os seus amigos com as melhores condições possíveis? Então, os beliches são feitos para si!

Recomendamos que as crianças durmam na cama alta a partir dos 6 anos.
Para maior segurança, verifique também a carga máxima suportada pela cama, bem como a altura máxima do colchão da cama alta.

Alguns beliches integram também espaços de arrumação e/ou secretárias que lhe permitem otimizar ainda mais o espaço do quarto dos seus filhos!

C. Cama de criança em forma de Viatura e Decorativa

As camas viatura e decorativas são camas que apresentam a forma de um veículo para libertarem a imaginação dos pequenotes: uma cama comboio, uma cama viatura ou uma cama bombeiro para os meninos, uma cama carroça de princesa para as meninas, todos os desejos serão realizados, rumo ao mundo dos sonhos encantados!

D. Cama dupla de criança e cama estilo banco:

Uma cama dupla é uma cama que integrada numa gaveta que pode servir de cama extra. É ideal para receber os amigos do pequenote!

Algumas camas duplas dispõem inclusive de espaços de arrumação ou de gavetas de cama que permitem elevá-las ao nível da cama principal e transformar a cama numa cama de casal!

Estas camas duplas também podem assumir a forma de uma cama estilo banco, uma cama estilo banco integra uma pequena barreira ao redor de três das laterais da cama podendo também ser utilizada em versão sofá.

E. Cama de criança Evolutiva

Acredita na proteção do ambiente e crê firmemente com toda a convicção que "nada se perde, tudo se transforma"? Então, dê preferências às camas de criança evolutivas! Dispomos, de facto, de berços que se transformam em cama júnior ou camas com diferentes tamanhos de sommiers! Portanto, não hesite mais!

F. Cama de criança com arrumação

Frequentemente, é difícil arrumar o quarto dos nossos filhos… Para facilitar a tarefa de arrumar, nada melhor do que dispor das ferramentas necessárias, ou seja, de inúmeros espaços de arrumação e diretamente integrados na cama para não perder um milímetro de espaço! Gavetas, nichos, mesas de cabeceira de correr, tudo é otimizado para que a cama do seu filho seja uma verdadeira aliada quando chegar a altura de arrumar!

G. Cama de criança de Meia-altura e cama cabana

As capas ditas de "meia-altura" são camas que medem, sensivelmente, 1 metro de altura.

Podem ser indicadas para os casos de crianças com mais de 6 anos, mas que ainda sejam muito imberbes para ter uma verdadeira cama alta (a qual será um pouco alta para elas) ou nos casos em que a altura do teto não o permita.

Estas camas de meia-altura permitem, no entanto, libertar algum espaço de arrumação importante sob a cama. Além disso, são disponibilizadas com acessórios como túneis cortinas com padrões que fazem da cama do seu filho uma verdadeira cabana onde adorará brincar, esconder-se e refugiar-se! Para ter uma cama pirata ou uma cama princesa, nada melhor do que as camas de meia-altura!

H. Cama de criança com Dossel

Para um quarto de estilo charmoso, nada melhor do que uma cama dossel em metal! Disponíveis em várias cores, estas camas serão verdadeiras camas de princesa para a sua pequenota!

2.3 Dimensões da cama

Enquanto escolhe uma cama nova, é muito importante considerar atentamente as dimensões!

Se o seu filho já tem o seu colchão, tenha em devida considerão o tamanho deste para definir o tamanho da cama a comprar! Caso tenha como pretensão mudar a cama do seu filho na íntegra, não deixa de ser importante prestar a devida atenção às dimensões.

Antes de mais, deve ter em consideração o tamanho do espaço de que dispõe para a cama. Considere igualmente a sua nova compra passará pelas portas de sua casa ou se não causará quaisquer incómodos enquanto a transporta pela escadaria.

No que às camas altas diz respeito, não se esqueça de considerar atentamente a altura do seu teto para evitar que a o seu filho bata com a cabeça ao acordar!

Se já dispõe de roupa de cama que o seu filho adora, tenha em devida consideração o tamanho da mesma para escolher uma cama com um tamanho adequado para esta.

Finalmente, considere o tamanho do seu filho para que este possa desfrutar ao máximo da sua cama de criança.

A. Cama de criança 90x190 cm

O tamanho 90x190 cm é o tamanho normal das camas de solteiro. Portanto, corresponde bem às necessidades das crianças e a maioria das roupas de cama são vendidas para este tamanho de cama.

B. Cama de criança 90x200 cm

Se o seu filho é grande e necessita de mais espaço para se esticar e para se mexer enquanto dorme, pode optar por um tamanho menos normalizado, mas maior, que oferecerá ao seu filho um espaço maior para dormir.

C. Cama de criança 140x190 cm

Este tamanho é o tamanho normal das camas de casal. No entanto, algumas das camas preferidas pelos adolescentes são disponibilizadas em cama de 140x190 cm para permitir que os jovens tirem partido de um espaço maior para dormir enquanto usufruem das vantagens das camas de criança! Há, inclusive, camas altas de casal que apresentam camas de 140x190 cm.

3. Como manter e instalar a cama do seu filho?

3.1 Manutenção da sua cama de criança

A manutenção da sua cama depende frequentemente do material utilizado no seu fabrico.

  • Cama de pele sintética: nada mais simples do que cuidar de uma cama de pele sintética! Passe uma pequena esponja sobre as eventuais manchas ou nódoas e logo desaparecerão! As camas de pele sintética são, portanto, perfeitas para os pequenotes poderem tirar partido ao máximo da sua cama de criança sem terem medo de a estragar!
  • Cama de madeira: numa cama de madeira encerada, utilize um pano de microfibra ou inclusive um pano ligeiramente humedecido. Também há produtos para tratar a madeira. Para as camas de madeira em estado bruto ou branca, é preferível utilizar uma escova e um sabão preto com água morna. Uma cama de pinho, nogueira, teca, cerejeira ou carvalho em bruto precisará de uma escova de cedra embebida em lixívia.
  • Cama em aglomerado de partículas ou em MDF: tão simples de cuidar como uma cama de pele sintética, a manutenção de uma cama em aglomerado de partículas ou MDF também não é muito trabalhosa. Utilize água com sabão para limpá-la num instante ou inclusive um produto para limpar os vidros.
  • Cama de metal: tão simples de limpar como uma cama de pele sintética ou de aglomerado de partículas! Utilize um sabão neutro e água morna para a limpar e já está!
  • Cama de tecido: A forma mais simples de prevenir as manchas nas camas de tecido é utilizar um antinódoas ou um impermiabilizante. Se, infelizmente, aparecer uma nódoa, pode utilizar uma solução tira-nódoas primeiro e, depois, seque o tecido utilizando um pano seco ou um secador de cabelo.

3.2 Instalação da sua cama de criança

Um último conselho relativo às camas de criança: escolha bem a posição da cama do seu filho para que o sono do seu filho seja o mais recuperador possível:
  • Evite os locais de passagem, locais com correntes de ar ou inclusive locais com muita luminosidade.
  • Posicione-a contra uma parede para evitar que a cama se mova em demasia.
  • O Feng Shui recomenda uma orientação para nordeste para que o sono seja ideal e para facilitar o despertar! 
Nota: em algumas camas altas será necessário prender a cama a uma parede.

O N.º1 da venda de mobília online

As suas garantias